Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Gabinete

03/05/2018 - Prefeito Paulo Piau participa da abertura da Expozebu 2018 “Dias de Campo”

Feira busca apresentar novidades tecnológicas e propostas de recuperação de pastagens
 
Prefeito Paulo Piau participou da abertura da Expozebu 2018 “Dias de Campo”, que aconteceu na Fazenda Experimental ‘Orestes Prata Tibery Júnior’ (Rodovia MG 427 - Km 02), nesta quarta-feira (02). O evento acontece de 02 a 04 de maio e integra a programação da 84ª Expozebu, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), com parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Representantes do Sindicato Rural de Uberaba, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram presentes na solenidade.
 
A Feira é voltada para a agricultura e pecuária de corte e de leite, com programação paralela à do Parque Fernando Costa, para criadores interessados em conhecer novidades tecnológicas e na área de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, além de novas opções de cultivares e propostas de recuperação de pastagens.
 
Durante a abertura oficial da feira, o prefeito destacou a presença de representantes de cidades do norte de Minas Gerais e que Uberaba tem história no setor do Agronegócio desde a década de 30. “Uma raça zebuína desenvolvida com suor, com sangue e com muito trabalho. Quando você é pioneiro, você sempre enfrenta problemas. Tem um esforço todo que precisa ser reconhecido, e a gente sempre diz que os produtores rurais, os pecuaristas são as peças mais importantes, pela paixão por esse trabalho”, ressalta o prefeito.
 
Já o Diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, enfatiza que é muito importante conhecer as novas tecnologias de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, buscando a participação do pequeno, médio e grande produtor. “Ontem [1º de maio], nós finalizamos um evento de gastronomia, com 70 produtores de agricultura familiar, de doces, queijo, café, cachaça, entre outros. E foi um evento diferente, onde a ABCZ também está dando oportunidade para os pequenos produtores. Agora queremos difundir o lançamento de novas forrageiras, a importância do pecuarista em renovar suas pastagens e investir em agropecuária moderna, para não ficar para trás”, explica Rivaldo.
 
Giovana Maciel, pesquisadora da Embrapa, agradeceu a presença dos produtores. “Nosso trabalho é feito para vocês e a parceria com a ABCZ é para mostrar os resultados da Embrapa e chegar em todos os lugares do Brasil, graças ao alcance da ABCZ em todos os estados do Brasil e até fora”,  assinalou Giovana. Após a abertura da feira, a pesquisadora acompanhou os presentes em um tour pela Fazenda Experimental.
 
O coordenador do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) Nacional e coordenador de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos (DEPROS) do MAPA, Elvison Nunes Ramos, também participou da solenidade e explicou que a iniciativa da ABCZ e Embrapa conta com o apoio do MAPA por buscar alternativas mais sustentáveis de produção. “Essa criação da Fazenda Experimental é importante, pois precisamos ver para acreditar, ver que aquilo é bom realmente, então saber que aqui é um ponto de referência é muito importante para tomadas de decisões quando se quer mudar de um sistema pra outro, por exemplo. Temos qualificação técnica, cursos e oportunidades de mostrar para o produtor rural do que é mais novo, moderno e sustentável, além de aumentar a renda do produtor rural”, esclarece Elvison.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub