WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

27/04/2018 - U+20 fará integração do trabalho aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Uberaba é uma das primeiras cidades brasileiras trabalhando junto às metodologias dos ODS 

Grupos de trabalho do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade de Uberaba tiveram um encontro, na manhã desta quinta-feira (26), para a primeira reunião da segunda etapa de trabalhos do “U+20 – Uberaba antecipando o futuro”. A proposta, visando a 2ª versão do Anuário, é a integração do U+20 com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Uberaba é uma das primeiras cidades brasileiras trabalhando neste sentido.

A primeira reunião de trabalho apresentou as metodologias e definição das ideias, propondo uma primeira divisão de grupos com base nas temáticas abordadas pela ONU. Os grupos iniciaram discussões, fomentando propostas e contribuições, e o trabalho terá continuidade ao longo dos próximos meses com reuniões, seminários e eventos no objetivo de integrar os ODS ao que já foi pensado para Uberaba para a próxima versão do documento.

O vice-prefeito, João Gilberto Ripposati, acompanhou o encontro e destacou a importância do projeto para inserir Uberaba neste contexto mundial. Ele pontuou a relevância se se pensar no futuro de forma sustentável e incluindo a sociedade nas decisões e na construção do futuro da cidade.

De acordo com a gestora do Parque Tecnológico e coordenadora executiva do U+20, Raquel Resende, a primeira parte da missão foi cumprida com a entrega do Anuário em versão impressa e em e-book. “Nos próximos passos faremos a integração deste trabalho com os 17 ODS, e isso eleva o patamar do projeto de um estudo apenas local para ser um estudo de classe mundial. Tudo que for pensado para a cidade na versão 2.0 estará totalmente alinhado com objetivos globais de sustentabilidade”.

Raquel destaca que, neste sentido, Uberaba consolidará uma parceria estabelecida com a ONU para o desenvolvimento e monitoramento do trabalho. “Uberaba passa a ser uma referência de cidades que já fazem sua gestão pública de forma colaborativa, participativa e totalmente integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que é uma organização global”.

O vice-presidente da Codiub e integrante do grupo do U+20, Luiz Peppe, reforça que o trabalho vinha sendo feito até agora com eixos locais, e que a integração com os ODS será um passo de importante relevância. “Não temos muitas referências e comparativos de cidades do mesmo porte de Uberaba fazendo um trabalho desse. Com essa metodologia proposta, vamos passar para um patamar mundial e vamos ter oportunidade de conhecer outras cidades no mundo, do tamanho e com problemas semelhantes aos de Uberaba, e o que estão fazendo para melhorar dentro do que propõe os ODS. Isso vai nos nortear para o caminho certo em relação ao movimento mundial feito pela ONU”. 

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar