WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

11/04/2018 - Paulo Piau se reúne com presidente Michel Temer

Durante reunião no Palácio do Planalto, o prefeito convidou o presidente para participar da abertura da Expozebu 2018 e também para entrega de empreendimentos do PMCMV. Prefeito também esteve na ONU para tratar do PNUD e ainda na representação Russa para discutir sobre projetos de interesse de Uberaba

 

Cumpriu agenda ontem (10), com o presidente da República Michel Temer, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, fez o convite oficial para que o presidente compareça à abertura da Expozebu 2018 e também participe da entrega de imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida – Rio de Janeiro Módulo B. Piau estava acompanhado do presidente da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges e diretores, do deputado federal Aelton Freitas e do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos – FNP, Jonas Donizete

“Foi uma reunião boa e o presidente determinou o agendamento dos dois eventos e esperamos que ele esteja presente. E junto com o Jonas pudemos agradecer ao presidente pela liberação de recursos da Caixa Econômica Federal, com garantia de recursos do Fundo de Participação dos Municípios - FMP. É a oportunidade dos municípios fazerem investimentos. Da nossa parte nos auxiliará nos projetos do viaduto, recapeamentos, canalização de córregos, entre outros, no valor de R$ 40 milhões”, revelou.

Desenvolvimento – Ainda em Brasília, Paulo Piau esteve com o Chefe da Representação Comercial da Rússia no Brasil, Sergey Loginov, onde deu continuidade a apresentação dos macros projetos uberabenses, sendo eles: Aeroporto Internacional de Cargas, Intervales (Regional), Gasoduto, Planta de Amônia e ZPE – Zona de Processamento de Exportação. Vale lembrar que no início de fevereiro uma comitiva russa formada pelo Adido Comercial Adjunto, Antôn Pisarenko, o Assessor Especial da Câmara de Comércio da Rússia no Brasil, Viacheslov Smirnov, esteve em Uberaba. O encontro de hoje foi mais um desdobramento desta negociação, com vista à busca de investidores estrangeiros para os projetos de Uberaba e região, como é o caso do Intervales.

Para o prefeito a reunião foi positiva. “Estão interessados. Tem gente com dinheiro para investimentos e fundos para isso. E já escolheram uma cidade russa para ser cidade irmã de Uberaba, ou seja, o ‘namoro’ está forte. Inclusive nos convidaram para ir à Rússia visando estreitar estes laços, no sentido de dar continuidade à discussão destes projetos. Estão interessados no Intervales, ZPE e também no gasoduto, que é algo que eles têm expertise, pois conduzem e exportam gás. Vamos dar andamento a estas negociações e pretendemos ir à Rússia para isso”, afirmou o prefeito.

Sustentabilidade - Em outra agenda de hoje, Piau esteve na sede da ONU – Organização das Nações Unidas, onde tratou do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O PNUD é a agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU e trabalha principalmente pelo combate à pobreza e pelo Desenvolvimento Humano.  Piau se reuniu com a representante do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), Ieva Lazareviciute.

Vale lembrar que a agenda de hoje é uma continuidade do trabalho iniciado no dia 27 de fevereiro, quando a representante da equipe de apoio a estratégias de localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da PNUD, Lívia Maria da Costa Nogueira, esteve em Uberaba. Na ocasião ela destacou o interesse e disponibilidade do município. “Há um conhecimento profundo de que é necessário fazer um diagnóstico e um planejamento, e que isso deve estar vinculado com o PPA e as leis orçamentárias, e percebemos uma sintonia de visões institucionais entre o PNUD e a Prefeitura de Uberaba, que está de parabéns pelo interesse e pela vontade de gerar o desenvolvimento local”.

Segundo Piau, a Prefeitura de Uberaba irá aderir aos 17 objetivos sustentáveis da ONU. Ele lembrou que a cidade já tem o U+20, que pensa Uberaba para os próximos 20 anos, bem com já tem duas cartas (2036 e 2037), que contou com a participação de 160 voluntários ligados a todos os segmentos. “Esta ação coloca Uberaba no mapa do planeta Terra. A ONU é um organismo mundial e entendo que tivemos avanços significativos nestas negociações”, avaliou.

Senado Federal - Piau também acompanhou e participou da discussão sobre o fechamento das unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados em Sergipe (Laranjeiras) e Bahia (Camaçari), conforme anunciou a Petrobras. O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), promoveu uma audiência pública para debater a questão, visto a preocupação com o aumento do desemprego e com a falência de empresas da cadeia produtiva de fertilizantes. Piau se pronunciou no evento, relatando o ocorrido com a Planta de Amônia – UFN-5 de Uberaba.

O prefeito destacou a mobilização feita pelos políticos das duas regiões, que brigam pelos projetos, não aceitando o encerramento das atividades das unidades. “Confesso que fiquei com inveja. Me surpreendeu a reação deles. De Governadores, a senadores e deputados, todos brigando pelos projetos e não aceitando de forma alguma. E comparo com a nossa reação, fraca, sobretudo por parte do Governo do Estado. Minas precisa aprender a brigar mais pelos projetos – não adianta a prefeitura e um deputado aqui e acolá. Tem que ser todo mundo unido. Mato Grosso foi assim também. O governador de Mato Grosso esteve quatro vezes com o presidente da Petrobras e o nosso, nenhuma vez. Fico triste, pois se não tiver união, não avançamos. Foi uma lição de moral, de como se faz polícia de defesa dos projetos do nosso interesse”, destacou Piau, lembrando ainda de suas idas e vindas ao presidente Michel Temer, ao presidente da Petrobras e ao Governo do Estado em prol do projeto Planta de Amônia de Uberaba. “Sozinhos, não avançamos”.

Zona Rural – A trafegabilidade das estradas rurais também esteve na agenda do prefeito em Brasília. Ele solicitou no Ministério da Agricultura, na Secretaria de Mobilidade Social e Cooperativismo, recursos para o Projeto de Revitalização e Manutenção das Estradas Rurais e Pontes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio - SAGRI. Ele se reuniu com o secretário José Dória.

Piau apresentou o projeto mostrando que Uberaba tem o mapeamento da zona rural, que mostra as 150 pontes de concreto, 138 de madeiras e os 120 quilômetros de estrada que estão com gargalo, dentro dos mais de 6 mil quilômetros de estradas rurais do município. Segundo o prefeito, o recurso está sendo buscado por meio do Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande - CONVALE. Piau destaca que houve avanço na negociação e novas tratativas acontecerão na abertura da Expozebu, quando a equipe do ministério estará em Uberaba.

Jonr. Keila Riceto

Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar