WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque Tecnológico

11/04/2018 - Lançamento da ImpactHub reúne poder público, instituições acadêmicas, empresas e startups uberabenses

O Praça Uberaba Shopping recebeu, na manhã desta terça-feira (10), o lançamento e apresentação do ImpactHub Uberaba, que terá novas instalações no shopping e será parceiro do Parque Tecnológico. A apresentação do conceito do novo espaço contou com a presença dos sócios fundadores da rede,do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, e a equipe do Parque Tecnológico, além de empreendedores do Praça Shopping, entidades municipais, instituições de ensino, estudantes, Startups e empresários uberabenses.

O ImpactHub é uma rede internacional de centros de inovação e impacto, com mais de 100 escritórios espalhados por mais de 44 países nos 5 continentes, que trabalha criando espaços, experiências inovadoras e inspiradoras para diversos públicos como empreendedores, inovadores, ativistas, empresários e acadêmicos. No lançamento em Uberaba, um protocolo de intenções foi assinado junto ao Parque Tecnológico, firmando a parceria com o Poder Público.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec), José Renato Gomes, destacou na ocasião a importância de Uberaba ter conquistado o espaço de inovação. “Uberaba tem grandes empreendedores e muita inovação, por isso promover esta parceria é uma grande satisfação para a Sedec. E o ImpactHub já chega em Uberaba parceiro do Parque Tecnológico. É muito importante que o Poder Público esteja envolvido e estamos prontos para colaborar com esta rede”.

Para a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, a estruturação de um espaço dessa natureza em Uberaba fortalece o ecossistema de inovação. “É mais um espaço para os empreendedores trabalharem e se conectarem com outras empresas e projetos das universidades. É um local de produção de conhecimento e inovação. Uberaba ganha um grande presente com o lançamento da ImpactHub”, ressalta a gestora.

Raquel destaca, além disso, a importância da integração da Tríplice Hélice, que agrega o poder público, academia e empresas. “A partir do diálogo entre estes envolvidos, surgem coisas úteis para sociedade, como novos produtos, novos processos e novos serviços. A universidade vai desenvolver e produzir conhecimento, que depois vai se transformar em uma ideia, que é colocada à disposição da sociedade. E quando o mercado descobre que a universidade pode solucionar seus problemas, essa interação acontece e quem ganha somos todos nós”.

O fundador do ImpactHub Recife, Guilherme Cavalcanti, conta que conheceu o potencial de Uberaba por meio do contato com os empreendedores do Praça Uberaba Shopping. “Tínhamos uma estratégia de expansão que considerava apenas cidades com mais de 1 milhão de habitantes. E então, quando conhecemos mais sobre Uberaba, ficamos absolutamente maravilhados com o ecossistema de inovação já devidamente instalado e funcionando, com interseção da tecnologia de informação e agronegócio, por exemplo, setores onde a gente não interage normalmente em Recife. O que nos encantou de verdade foi o fato de ser uma cidade de altíssimo nível qualidade de vida, um capital humano fora do comum, IDH alto. E acima de tudo com gente que já quer fazer o que a gente se propõe a levar aos lugares onde chegamos”.

Guilherme explica que o ImpactHub é um espaço de formação de comunidade. “O passo número um, para quem quer se integrar, é que procurem fazer parte da comunidade de empreendedores que já existe em Uberaba. Não precisa ser somente através do Hub, mas procurando o Parque Tecnológico e o Zebu Valley, por exemplo. Começar a estar com essa turma. Somos agora mais um nesta turma e vamos abrir espaço para que as coisas desse ecossistema comecem a acontecer de uma forma mais acelerada, global e com acesso a outros fatores de produção, como capital, para que possamos de fato acelerar transformações”, destaca ele.

A coach de carreira Kamila Milaneze, que esteve presente no evento, destacou o quanto é importante ter pessoas próximas, de vários segmentos, para a busca do crescimento mútuo. “Essa junção ajuda no desenvolvimento das Startups, de empresas e até do desenvolvimento das pessoas. Ter um local que facilite essa junção vai ser de extrema importância, porque o que vejo aqui na cidade é que muitas coisas acontecem mas ficam bastante pulverizadas. Uberaba tem muita coisa boa acontecendo, e falta a gente se juntar para ter mais visibilidade. Este espaço com certeza vai favorecer muito e vai fazer Uberaba decolar”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar