WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

25/03/2018 - PMU estuda retorno dos presos do semiaberto para serviços urbanos

Em reunião ocorrida nesta semana, o prefeito Paulo Piau recebeu a Juíza da Vara de Execuções Penais (VEP), Letícia Rezende Castelo Branco e o diretor da Penitenciária de Uberaba, Itamar da Silva Rodrigues Júnior, para tratar da retomada de convênio que prevê a utilização de presos que ingressaram no regime semiaberto, para execução de serviços de limpeza urbana, que auxiliem no combate a dengue, ou seja, limpeza de lotes vagos, recolhimentos de descarte, entre outros.

A reunião foi acompanhada pelo secretário executivo do Conselho de Segurança Pública, Roberto de Oliveira, secretário de Serviços Urbanos, Antônio Oliveira, o adjunto, Marlus Salomão e o secretário de Saúde, Iraci Neto.

A juíza explicou ao prefeito toda a triagem feita antes da liberação do detento para trabalhar nas ruas, que é conduzida por uma Comissão Técnica Multidisciplinar.  Antonio Oliveira avaliou como positivo os últimos detentos que trabalharam no horto e que, inclusive, foram selecionados para prestar serviços em empresas privadas. Com a autorização do prefeito, ele afirmou que de antemão, poderia receber no horto até 10 presos. Mas, para receber um número maior dependeria de transporte.

“Temos que estudar a logística. É do nosso interesse ampliar nosso serviço agilizando estas limpezas, mas para usar esta mão de obra, precisamos de transporte, e isso não temos como dispor no momento”, afirmou.

O secretário Roberto destacou que o primeiro passo para a retoma do convênio foi dado, mas que reuniões periódicas para avaliação da prestação de serviço devem acontecer.

“Entendo que o Poder Público tem seu papel nesta questão social, mas vamos estar atentos quanto ao perfil, a prestação de serviço e o resultado. Aproveitei e também pedi apoio a juíza e ao diretor, para que presos de alta periculosidade não sejam trazidos ou permaneçam em Uberaba. Nossa penitenciária não comporta este tipo de detento. É uma contrapartida. Damos auxílio e eles também nos ajudam da melhor forma possível. Sei que não depende deles, mas podem nos apoiar”, finalizou Piau, afirmando que a Sesurb  ficará encarregada de dar continuidade a esta questão, acompanhada pelo Conseg.

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar