WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

15/03/2018 - Prefeitura concede ao Grupo Cinquentão área estratégica que terá R$11 milhões em investimentos

O prefeito Paulo Piau recebeu nesta quarta-feira (14) o empresário Roberto Balsanufo Costa e Silva, dono do Grupo Cinquentão, junto ao secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, e o procurador Geral do município, Paulo Salge. O encontro foi após a aprovação na Câmara Municipal do Projeto de Lei que autoriza o município a conceder o direito real de uso de área na BR 050, na altura do km 119 Norte sentido Uberaba-Uberlândia. O empreendimento, com importância estratégica da localização próxima à VLI, deve gerar 120 novos empregos diretos e indiretos, além de investimentos da ordem de R$11 milhões.

Para consolidar o direito de uso, a Prefeitura declarou a área como utilidade pública para fins de desapropriação, através do Decreto 1.382 de 2017, sem despesas ao município. A área será utilizada para ampliação do pátio de triagem, atividade já desenvolvida pelo Grupo Cinquentão em decorrência de contrato assinado com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A capacidade atual de estacionamento do entreposto é de 400 vagas, e a ampliação aumentará a capacidade para 1200 vagas.

O prefeito Paulo Piau avalia que este investimento está dentro do contexto da Intervales. “Evidentemente este é um serviço importante de apoio à VLI, aos caminhoneiros que virão. Ano passado, no pico da safra, o fluxo se aproximou de 1000 caminhões por dia, e esse ano deve aumentar. Portanto esse serviço de apoio é extremamente importante, é um dos postos talvez com a maior prestação de serviços na estrada. A Prefeitura está participando de mãos dadas com o empreendedor, cumprindo seu papel de dar cobertura a todos que querem investir, gerar emprego e renda na nossa cidade” declara.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, este foi um trabalho em conjunto com a Secretaria de Governo e a Procuradoria Geral, em um empenho coletivo para viabilizar o investimento. “Houve uma grande defesa da importância desse investimento. 85% do movimento do Terminal Integrador Portuário em Santos vêm daqui, com carregamento de grãos e açúcar. Foram diversos investimentos de ampliação de serviço dentro desta rede de escoamento, a VLI e a malha ferroviária estão prontas para atender uma grande demanda, e o aumento deste parque de triagem será um grande investimento para comportar tamanha logística econômica”.

Após todos os trâmites municipais e o recebimento da posse da área em questão, a aprovação do projeto de Lei foi unânime na Câmara Municipal. “Este é um investimento muito importante para Uberaba, e terá melhorias de atendimento aos caminhoneiros e todas as pessoas envolvidas neste processo. É um local com infraestrutura adequada e estratégico, pois é um serviço de alta importância para a balança comercial brasileira. Estamos em um corredor de escoamento responsável por mais de 50% do volume de exportação do Brasil. A determinação do prefeito em relação a este processo foi determinante para nos inserirmos ainda mais neste sistema” ressalta Gomes.

O empresário Roberto Balsanufo destacou que os investimentos já estão sendo executados, e algumas etapas já estão em fase final. Ele reforçou o trabalho da Prefeitura e o dinamismo e disposição da Proger no processo. “Este novo projeto contempla uma parceria entre a VLI, o Grupo Cinquentão e o Grupo Repom, que é especializado na área de logística e frete eletrônico. Faremos em conjunto o Clube Caminhoneiro Repom, que é o maior do Brasil e terá dois cinemas funcionando em tempo integral para 200 pessoas, além de um anexo com novas lojas de conveniência, enfermaria gratuita, corte de cabelo, sala de massagem, sala de descanso, brinquedoteca, academia ao ar livre, novos banheiros e o aumento do pátio de triagem, que passará de 400 caminhões estatizados para 1200 caminhões. O Clube Caminheiro já está em fase final de obras e queremos inaugurar dentro de cerca de 45 dias”.

Roberto explica a expectativa é que passem pelo complexo em torno de 2000 pessoas por dia, entre motoristas, acompanhantes e famílias.“É uma estrutura que vai totalizar 300 mil m² de área com o projeto final”, conclui o empresário.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar