WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

20/01/2018 - Campanha Janeiro Dourado está na reta final

Mais de 30 atletas de Uberaba foram atendidos por especialista em medicina esportiva

Realizada pela primeira vez em Uberaba, a campanha “Janeiro Dourado, Porque sua Vida Vale Ouro” já atendeu, gratuitamente, mais de 30 atletas do município. O projeto realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Municipal de esporte e Lazer começou no dia 12 e termina no próximo dia 28.

Segundo, o coordenador do projeto, doutor José Martins, especialista em ortopedia, traumatologia e medicina do esporte, as consultas são realizadas às quartas-feiras, a partir das 14h, na unidade de saúde do São Cristóvão. Os primeiros atendimentos foram voltados para jogadores de vôlei e handebol, que representam os times da cidade. Na próxima semana, o público alvo serão os atletas do futebol.

O especialista explica que durante os atendimentos, os esportistas são submetidos a uma avaliação biomecânica, com o auxílio de um fisioterapeuta, Carlos Ernesto. A avaliação biomecânica é um recurso capaz de detectar alterações durante a corrida que podem levar a lesões e prejuízos no desempenho.  Funciona através da filmagem do corredor e do uso de um programa de análise do movimento, onde cada fase da passada é avaliada minuciosamente. Para entender o caso de cada pessoa de forma mais completa são somadas informações sobre força muscular, postura, flexibilidade e esquema de treinamentos.

Minha visão, até o momento, é sobre a carência que estes atletas tem de um acompanhamento médico regular, algo que é essencial para o sucesso da carreira do esportista e, principalmente, para prevenir que ele se machuque e venha a se aposentar cedo demais,” justificou Martins.

De acordo com o chefe do departamento de esportes, Carlos Alberto de Queiroz Junior, no encerramento da Campanha haverá uma grande mobilização no Cemea Abadia, a partir das 8h. Durante o evento serão realizadas palestras e orientações sobre diversas áreas da saúde, mediante parceria com instituições de ensino superior. O público também poderá participar de uma aula de ginástica orientada e torneios de futsal, futebol de campo, vôlei e handebol.

Criada em 2016, pela Sociedade Paulista de Medicina Esportiva, a Campanha Janeiro Dourado foi adotada em várias cidades do país e tem como objetivo levar informação sobre os avanços da medicina esportiva aos praticantes de atividades físicas. “Em Uberaba, o projeto já foi incluído no calendário anual do município agora a meta da Funel é criar um grande ambulatório de medicina esportiva para oferecer consultas, exames, cirurgia e fisioterapia de graça para atletas que não podem pagar por esse tipo de acompanhamento”, finalizou.

Jornalista – Melissa Paroneto (Secom/ PMU) 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar