WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

19/01/2018 - Ripposati visita Projeto Cáritas para estudo de apoio e parcerias para a instituição

O vice-prefeito João Gilberto Ripposati esteve na sede do Projeto Cáritas durante a manhã desta quinta-feira (18), para conhecer o trabalho social desenvolvido pela instituição. Com a visita, o objetivo é que novas parcerias e o apoio do poder público sejam estudados para que a instituição continue fortalecendo seus serviços prestados à população.

O presidente da instituição, Sebastião Francisco de Freitas, conta que o trabalho social é feito há muitos anos e um dos principais objetivos é amenizar as dificuldades das famílias, não importando o nível social. “Um dos trabalhos é de atender as famílias carentes, por meio do apoio material e também do religioso. Entre nossos objetivos essenciais está o de quebrar o ciclo de gerações de pobreza, dentro de famílias que acabam não criando melhores perspectivas pessoais e profissionais. É tirar os caracteres negativos para focar em ideias produtivas, oferecendo oportunidades”.

Entre as ações do Projeto Cáritas, o vice-prefeito destacou o potencial da produção de alimentos no espaço, pois um dos objetivos da instituição é fomentar o plantio da horta para a sustentabilidade financeira do projeto, além do cultivo de plantas medicinais para a fitoterapia. O presidente da instituição explicou que o retorno com a horta possibilitará recursos para pagamento de aluguel, luz, manutenção de caminhão e as demais necessidades.

Neste sentido, Ripposati avaliou a possibilidade de envolver a Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio e outras perspectivas legais de instituir o apoio. “Conhecemos de perto o projeto e eles têm uma grande área para a produção de alimentos. Eles possuem perfil para o programa Plantando e Colhendo Saúde, que é uma lei que já existe e que foi adequada recentemente, e que permite ao município ser parceiro com orientações técnicas, bem como na busca de parcerias com a iniciativa privada e com universidades, UFTM, IFTM e até a Emater”, explica o vice-prefeito.

A intenção, segundo ele, é poder recomeçar o programa Plantando e Colhendo Saúdetendo o projeto Cáritas como exemplo para outros bairros. “A instituição é constituída, é comunitária e que presta relevantes serviços na área social, o que reconhece sua utilidade pública. Este é um espaço que também pode servir para que os acadêmicos, em parceria, tenham oportunidade de vivenciar a prática dos estudos, somando o conhecimento com a relevância social”.

Com a visão das parcerias futuras, Sebastião acredita na fortificação de um tripé envolvendo o primeiro, segundo e terceiro setor. “Com o apoio da Prefeitura dando certo, nós podemos atrair os empresários. Se chegarmos em uma empresa com o apoio do poder público, eles terão mais segurança de que aqui podem investir. Esse apoio vai nos fortalecer, e a formação desse tripé será uma alavanca para o desenvolvimento social. Trabalhamos com dificuldade, mas com parcerias como da Prefeitura acreditamos que podemos reduzir custos e continuar trabalhando no aspecto social”, pontuou o presidente do Projeto Cáritas.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar