WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

11/01/2018 - Prefeitura recebe da Codemig doação de 116 lotes no Distrito Industrial III

Uberaba é a primeira cidade de Minas Gerais a municipalizar os seus distritos industriais, sendo modelo neste quesito

O prefeito Paulo Piau se reuniu, nesta quarta-feira (10), com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec), da Procuradoria Geral do Município e do Cartório do Segundo Ofício de Notas de Uberaba, para a assinatura dos documentos que lavraram a escritura de 116 lotes doados pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) ao município. A doação, firmada na última semana de dezembro, é referente ao ajustamento de três convênios já formalizados e representa um salto significativo para o desenvolvimento econômico da cidade.

Conforme esclareceu a Sedec, os convênios firmados com o Estado dão a gestão, administração e doação de áreas nos Distritos Industriais I, II e III para o município. Esses convênios geraram o aditamento em questão, e agora o município pode doar novas áreas a empresas de forma simples, ágil e benéfica aos empresários. Com a gestão das áreas, a Sedec explica que o município ganha autonomia, concretizando hoje a municipalização dos Distritos.

O prefeito Paulo Piau destacou, na ocasião, que Uberaba é a primeira cidade de Minas Gerais que consegue municipalizar os seus distritos industriais, que antes eram administrados pelo Estado. “A reversão da área desses lotes para a Prefeitura significa mais agilidade na implantação de novos empreendimentos, novas empresas e novas indústrias, além do patrimônio que se incorpora à Prefeitura. Por isso queremos agradecer o governo do Estado e à Codemig de uma maneira especial, e também aos servidores envolvidos, por meio da Sedec e da Proger, que agiram rápido e com competência para viabilizar tudo isso. Com certeza será uma grande alavanca para o desenvolvimento de Uberaba”, destaca o prefeito.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, a finalização dos convênios entre o município e Codemig é uma conquista de ações que tiveram início há 5 anos. “Demos fim a um grande anseio que teve início na primeira semana do primeiro mandato do prefeito Paulo Piau, quando ele apresentou a lei estadual que permitia recebermos do governo do Estado todas as áreas remanescentes dos DIs. Neste tempo conseguimos vencer diversos obstáculos, e a Sedec se sente honrada por ser a única cidade que conseguiu chegar na reta final da municipalização dos Distritos Industriais”.


O secretário também ressaltou a grande sensibilidade da Codemig ao enxergar a importância da conquista para o município. “Hoje podemos afirmar que Uberaba, na área de desenvolvimento, é dona de suas decisões.A conquista não foi somente receber as quase 300 áreas dos convênios, mas sim a ter gestão que nos proporciona independência e agilidade, podendo receber aqui qualquer demanda para instalação de novas empresas e ter as decisões sem ter que depender do Estado”, destacou ele.

“Aprendemos juntos, por isso Uberaba é modelo neste quesito. Foi um processo longo de aprendizado e que com certeza mudou toda a relação entre o município e as empresas interessadas na instalação e ampliação em Uberaba”, comemora o secretário.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar