WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Governo

27/12/2017 - Aproximadamente 100 mil eleitores terão o título cancelado se não fizerem o cadastro biométrico

O não comparecimento para a biometria restringe emissão de passaportes e inscrição no Minha Casa Minha Vida, dentre outras ações 

O prefeito de Uberaba Paulo Piau recebeu na tarde de hoje representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para orientar aos secretários, representantes da Câmara de Vereadores e de entidades classistas sobre o prazo para o recadastramento eleitoral por meio da biometria. Até agora, menos de 60% dos eleitores fizeram o procedimento de biometria e mais de 100 mil pessoas podem ter o título cancelado. O prazo para o recadastramento é 9 de fevereiro. 

De acordo com Telma Luzia do Prado, chefe do Cartório Eleitoral zona 326ª, as pessoas que não procurarem a central até essa data, além do título cancelado poderá perder benefícios sociais, como o cadastramento no Minha Casa, Minha Vida”, no CadÚnico e, até mesmo, no cartão saúde para o SUS, que passará a valer a partir de 2018 em Uberaba. O eleitor deixará de cumprir as suas obrigações eleitorais, além de ter acesso restrito a abertura de contas, inscrições em concursos e emissão de passaportes, por exemplo. 

Piau comenta que biometria não é simplesmente ter ou não o título de eleitor. “Não é somente para votar. É um documento necessário para quase tudo, para os candidatos ao Bolsa Família, tirar um documento público, e até inscrição para concurso. Teremos muitas pessoas que não conseguirão nem atendimento na saúde por exemplo, porque o cartão será baseado no título de eleitor, ligado ao CPF. É muito grave a situação e estamos alertando a população de Uberaba quanto às consequencias de não se fazer o cadastramento biométrico”, ressalta o prefeito de Uberaba. 

Segundo dados atuais do Tribunal Regional Eleitoral, Uberaba possui 228.306 eleitores e apenas 58% fizeram o novo cadastramento biométrico, ou seja, apenas 136 mil. 

O cidadão também pode fazer o agendamento do atendimento pelo número 148 Disque-Eleitor ou ainda pelo site www.tre-mg.jus.br. A Central de Recadastramento fica à Rua Lauro Borges, 97, Bairro Estados Unidos, de 10h às 18h.

Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Governo



Voltar