WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque Tecnológico

07/12/2017 - Fórum de Biocombustíveis reúne pesquisadores e investidores e destaca os potenciais regionais de mercado

O Parque Tecnológico recebeu, nesta quarta-feira, o Fórum de Oportunidades de Negócios Sustentáveis com Biocombustíveis. O mais importante encontro sobre biocombustíveis da região reuniu mais de 40 pessoas entre autoridades do município, empresas, representantes classistas, empresários do agronegócio e universidades, com participantes de Uberaba e de cidades da região. Estiveram presentes o prefeito Paulo Piau, o vice-prefeito João Gilberto Ripposati, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, e a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Rezende, além do chefe de Gabinete, Fernando Hueb, e o secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad.

O Fórum teve a parceria das empresas Clamper, Curcas, Nanum – Nano Tecnologias, e Renewco – Produtos Químicos Renováveis LTDA, e trouxe aos participantes diversas discussões visando a geração de negócios, além da interação entre universidades e empresas. Entre os assuntos, os presentes puderam analisar oportunidades de mercado, debater sobre novas tecnologias aliadas à sustentabilidade, ter acesso a cases de referência e importantes informações sobre Bioquerosene, novas tecnologias de Bioprocessamento e Biorefino, entre outros assuntos.

O prefeito Paulo Piau destacou que o Fórum foi um despertar aos empresários sobre o potencial econômico de novos negócios.“Estamos em uma linha de pensamento agora para dar oportunidade a todos. A quem não tem dinheiro nenhum, é possível se transformar em um empreendedor através do Parque Tecnológico e com as incubadoras de empresas das universidades. Quem tem dinheiro terá oportunidades de aplicar aqui em Uberaba, na produção de biocombustível, que é tendência no mundo e inclusive na aviação civil. E aos grandes projetos, que buscarão investidores nacionais e internacionais. É um novo formato que estamos oferecendo a Uberaba e toda a região. Nós temos terras, tecnologia, produtores rurais e empreendedores. Uma cooperativa que fizer um bio-refino vai ter o combustível 40% mais barato para preparar sua terra, fazer sua produção e colher, por exemplo, o que é um grande custo para as propriedades hoje”.

Além disso, Piau reforçou a importância do papel do Parque Tecnológico na construção de novas oportunidades, que unam os investidores à Academia. “É a necessidade das universidades estarem junto aos empreendedores, pois essa é a nova tônica do mundo. O Brasil ainda é culturalmente resistente, e se a gente não avançar vão passar na nossa frente. Universidade é onde se gera o conhecimento e novas oportunidades. O parque tecnológico é a chave desta evolução”, avaliou o prefeito.

Também acompanhando o evento, o vice-prefeito João Gilberto Ripposati parabenizou o trabalho do Parque Tecnológico e pontuou que todo o contexto do biocombustível gera grandes oportunidades para o município. “Todas as apresentações e palestras no Fórum de hoje comprovam que Uberaba é um palco de oportunidades. Enquanto muitos discutem sobre a crise no país, nossa cidade está discutindo alternativas para o desenvolvimento econômico e buscando novas vertentes de produção econômica no mercado”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento José Renato Gomes, o Fórum foi o grande primeiro passo para promover a geração de novos negócios no ramo. “O Fórum trouxe pessoas com profundo conhecimento no tema, trouxe os empresários e universidades. Essa é uma grande contribuição da Prefeitura, por meio da Sedec, de juntar todos os envolvidos em um único espaço. Daqui, com certeza, vamos evoluir e promover outros encontros para levar as oportunidades de negócio a possíveis investidores e fomentar o biocombustível para Uberaba e toda a nossa região”.

Um dos palestrantes foi o coordenador de projetos internacionais da FGV, Cleber Lima Guarany, que destacou que a produção do Biocombustível e a agricultura caminham juntas. “O desenvolvimento dos biocombustíveis, portanto, ajuda o desenvolvimento da agricultura, por isso dei o exemplo da África que está em um desenvolvimento agrícola muito forte. Produzir um combustível mais barato pode até reduzir, em última instância, o custo de produção de alimentos, além de gerar empregos”.

O biólogo e administrador de empresas Mike Lu, CEO da Curcas Diesel Brasil, também palestrou no evento e pontuou que Biocombustível é um dos assuntos mais importantes para o próximo milênio. “Nós estamos assistindo a um programa gradativo de produção de biocombustível para a substituição do combustível fóssil, que é o maior agente provocador das emissões de gases de efeito estufa. E para desenvolver o mercado precisamos primeiramente dessa vontade política, para que hajam parcerias público-privadas e pesquisas de desenvolvimento orientadas para maximizar os resultados aplicados, e com isso desenvolver uma nova cadeia sustentável de produção de biomassa”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar