WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Serviços Urbanos

29/11/2017 - Prefeitura realiza limpeza, obras emergenciais e monitoramentos após forte chuva em Uberaba

A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) está mobilizada, desde a noite desta segunda-feira (27), para a execução de limpezas e serviços após a forte chuva em Uberaba. Foram retirados dos bueiros das principais avenidas, ainda durante a madrugada, aproximadamente 60 toneladas de lixo e entulhos (cerca de 12 caminhões) e o trabalho foi contínuo ao longo do dia, também em outras localidades.

O secretário Antônio Oliveira, destacou o empenho das equipes que trabalharam desde 3h da madrugada. “A limpeza total do centro da cidade foi concluída na parte da tarde, graças a um esforço conjunto das equipes da Sesurb, Codau, o apoio da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte e a Guarda Municipal”.

Obras emergenciais foram realizadas na Av. Santos Dumont, entre a Av. Leopoldino de Oliveira e a Rua Cel. Manoel Borges, que teve danos no asfalto devido à força da água. Por conta dos serviços, a Av. Leopoldino de Oliveira sentido Av. Santos Dumont, até o quarteirão da Rua Cel. Manoel Borges, ficou com a pista de subida totalmente fechada e foi liberada após as 16h, com os reparos concluídos. Já no trecho da Av. Santos Dumont com início na Rua Cel. Manoel Borges até a Rua São Sebastião permanece com fechamento de meia pista de subida, até a conclusão do serviço. Agentes de trânsito permanecerão prestando o apoio necessário, também com a parceria da Guarda Municipal.

De acordo com os índices pluviométricos, choveu ontem, em 30 minutos, o equivalente a 70% das chuvas do mês, ou seja, 80mm. Este tipo de chuva faz parte da ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul, que se formou ontem à tarde. A expectativa é que essa ZCAS se desloque de cima da cidade amanhã. Até lá, chuvas podem ocorrer.

As informações comprovam a quantidade de chuva que caiu, em pouco tempo. Com a topografia da cidade (7 Colinas) e o número de córregos que cortam as principais vias da cidade (Avenidas Leopoldino de Oliveira, Abel Reis, Odilon Fernandes, Fidélis Reis, Guilherme Ferreira, Santos Dumont e na região da descida do Bairro Abadia - Olhos D'água), este tipo de chuva - índice pluviométrico alto somados ao pouco tempo de - tem um alto grau de impacto e dano.

Vale lembrar que a chuva que ocorreu das 2h às 5h da madruga de sábado para domingo, ou seja, durante três horas, teve o mesmo volume pluviométrico dos 30 minutos ocorrido na noite de ontem, ou seja, 80mm. Seis equipes de emergência da Secretaria de Serviços Urbanos estão na rua desde a madrugada, dando continuidade ao trabalho para limpar a cidade até o período da tarde.

O secretário adjunto da Sesurb, Marlus Salomão, reforça que no período de chuva a colaboração da população é essencial e que todos podem ajudar com atitudes cidadãs. “É importante que as pessoas não coloquem seus lixos na rua fora dos dias de coleta, nem façam o descarte em locais incorretos. Resíduos de construção civil também devem ser descartados nos lugares apropriados. Também temos o serviço do Cata Treco, que é constante, e que tem recolhido objetos como TVs, sofás e computadores, entre outros, que são descartados em terrenos e até nas vias públicas. Por isso contamos com o apoio de toda a população”.

Monitoramento - Além dos serviços realizados pela Sesurb, a Defesa Civil informou que dois prédios na Avenida das Acácias e Rua Governador Valadares foram interditados devido à queda de um muro de arrimo que fica entre dos dois prédios, que causou danos em duas colunas de sustentação de um dos imóveis. Segundo o coordenador, Evaldo Faquineli, os moradores foram orientados a deixarem os locais e o monitoramento continua sendo realizado. Também houve uma queda de muro na Avenida Alexandre Barbosa, e foram mais de 35 ocorrências verificadas pela equipe.

Foram registrados mais de mil retornos de água em residências, bem como inundações em partes altas da cidade e em áreas onde não ocorreram obras de macrodrenagem (Água Viva). No Centro Administrativo, parte alta do bairro Santa Marta, a água entrou no anfiteatro.

A Secretaria de Educação também informou que algumas escolas municipais foram afetadas pela forte chuva e a situação mais delicada foi no prédio que abriga a Diretoria de Assuntos Esportivos Educacionais, na Rua Governador Valadares, em que o muro de arrimo do imóvel ao lado caiu. Os servidores e equipamentos foram transferidos para o Cemea Abadia temporariamente, conforme orientação da Defesa Civil, até a situação se regularizar.

Durante a terça-feira a secretária adjunta, Mônica Rodrigues, e um engenheiro da Secretaria de Educação percorreram as unidades da rede para prestar auxílios necessários, sem o apontamento de problemas graves. As salas de aulas com escorrimento de água tiveram os alunos remanejados dentro da própria escola, durante os serviços de limpeza, num esforço conjunto de evitar transtornos.

É importante ressaltar que em caso de emergência ligar nos telefones da Policia Militar 190, Corpo de Bombeiros 193, e Defesa Civil 199. Também é disponibilizado o Fala Cidadão para demandas no 0800-940-0101.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Serviços Urbanos



Voltar