WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

11/10/2017 - Biblioteca Municipal divulga dados do atendimento do Escritório de Direitos Autorais

Dados são referentes aos meses de agosto e setembro

A Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas, divulgou os dados comparativos de atendimento referentes aos meses de agosto e setembro de 2016 e 2017, do Posto Avançado do Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional - Posto EDA-MG, localizado na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. O escritório em Uberaba pertence ao Posto Estadual da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Segundo o levantamento, o Posto EDA-MG fez 301 atendimentos em agosto deste ano, confrontando com 94 feitos no mesmo período do ano passado. Neste ano, o maior número de demandas foi via e-mail, que corresponderam a 172, mais da metade dos atendimentos totais, que também são feitos via telefone, correios e pessoalmente.

Quanto aos registros de setembro de 2016 e 2017, este ano foram realizados 177 atendimentos, enquanto 137 ano passado. O maior registro de atendimentos, novamente, foi realizado via e-mail, com 122 em setembro deste ano e 8 em 2016. Outra mudança significativa foi a queda nos atendimentos realizados por telefone. Em setembro de 2016 foram 85, enquanto os de 2017 totalizaram 30.

A superintendente de Bibliotecas Públicas, Ivanilda Barbosa, destaca que a Biblioteca Municipal é o único Posto EDA de Minas Gerais. “Como em muitos estados não há esse serviço disponível, o Posto em Uberaba recebe sistematicamente as demandas de outros estados. A equipe foi treinada pela equipe do EDA/FBN-RJ e mantém contatos sistemáticos”, pontua.

O Posto Avançado do Escritório de Direitos Autorais é responsável pelo encaminhamento de obras intelectuais para registros como músicas, livros, obras de arte e até teses de doutorado. Nos quatro anos de atividades, foram registradas mais de 1000 obras nacionais e internacionais. A equipe esclarece que para registrar uma obra, o autor precisa trazer à Biblioteca cópia do RG, CPF, e comprovante de residência atualizado, GRU (Guia de Recolhimento da União) pago e o formulário de requerimento de registro preenchido, ambos são emitidos no site da Biblioteca Nacional (http://www.bn.br/servicos/direitos-autorais). A obra deve estar impressa em folha A4 com assinatura do autor em todas as páginas.

A Biblioteca Bernardo Guimarães está localizada na rua Alaor Prata, 317 – centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3332-1900.

Estagiária Jorn. Ana Rizieri

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar