WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

23/09/2017 - Recuperação de rios é tema de encontro do vice-prefeito com pesquisador português

O vice-prefeito João Gilberto Ripposati acompanhou, nesta quinta-feira (22), uma aula prática no Centro de Captação de Água do Rio Uberaba com o pesquisador Rui Manuel Victor Cortes, professor especialista em Ambiente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) de Portugal, conhecido na Europa como “pai dos rios”. A ação fez parte do curso de Requalificação Integrada de Sistemas Fluviais a partir da Engenharia Natural, custeado pelo Ministério Público de Minas Gerais por meio da Promotoria do Meio Ambiente.

O curso teve a duração de três dias com aulas práticas e teóricas, e aconteceu em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba, UFTM e Polícia Militar do Meio Ambiente, atendendo ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ações Ambientais (NIEA). Foram cerca de 40 alunos ligados à UFTM e IFTM, com interesse na área de saneamento e gestão ambiental, além da participação de alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Jaboticabal.

Para João Gilberto Ripposati, a visita in loco dos acadêmicos e professores foi de grande importância para a consolidação do treinamento. “Da equipe envolvida vai surgir um grupo de trabalho, com diretrizes e ações a serem desenvolvidas com a visão e o objetivo de trabalhar na preservação do rio, recompondo a mata ciliar e preservando a mata de topo. Foi um momento importante de sintonia de informações, e um privilégio para Uberaba receber um pesquisador renomado”, destaca o vice-prefeito.

Quando vereador, Ripposati foi autor do Projeto de Lei nº237/2015, que instituiu no Calendário Popular de Uberaba a Semana Municipal de Conscientização do Uso Racional e Sustentável da Água, a ser comemorado na segunda semana do mês de setembro com ações como palestras, folhetos educativos e ações de divulgação do uso consciente da água.

“Este projeto de lei foi pensado para que a população tenha consciência e nos ajude a usar a água, este bem precioso que sustenta a vida. Sabemos que Uberaba está no caminho certo, pensando em investir realmente na preservação dos rios com a recomposição e a preservação das matas ciliares, matas de topo e os cursos de água que cortam nossa região. Nosso município não pode se furtar em discutir e colaborar com o tema, e este objetivo vai de encontro ao curso realizado com o pesquisador Rui Cortes”, pontua o vice-prefeito.

O promotor de Justiça, Carlos Valera, explica que o curso foi custeado pelo Ministério Público de Minas Gerais por meio de recursos de Termos de Reajustamento de Conduta. “Este curso é de grande importância para capacitar nossos professores e alunos em ações de recuperação ambiental, principalmente pensando nos rios da nossa região. A questão ambiental é prioritária para nós. Ter profissionais com novos conhecimentos e novas técnicas facilita a defesa, a proteção e a recuperação do meio ambiente”.

Rui Cortes abordou, nos três dias de curso, estudos sobre as bacias mineiras, principalmente nas microbacias em Uberaba, e o objetivo foi mostrar os processos associados à requalificação de sistemas fluviais, trazendo informações sobre a caracterização geomorfológica das bacias e a requalificação integrada de ecossistemas aquáticos.


A partir do treinamento, o intuito é trazer a aplicação das técnicas estudadas para Uberaba, propondo diagnósticos e a requalificação dos sistemas fluviais. Visando resultados a longo prazo, o projeto deve ser iniciado até o começo de 2018, repensando a gestão dos recursos hídricos das microbacias, principalmente na do Rio Uberaba.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar