WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

21/07/2017 - Prefeito visita unidade operacional da VLI

O Prefeito Paulo Piau, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, esteve nesta quinta-feira (20), na unidade operacional da VLI, empresa responsável pelas operações da ferrovia e do Terminal Integrador Uberaba. Piau conheceu todo o setor operacional da empresa localizado na oficina de manutenção de locomotivas, que emprega atualmente, cerca de 350 profissionais, entre mecânicos, auxiliares, apoio administrativo, equipe operacional e jovens aprendizes.


Por dia passam em média pela ferrovia de 14 a 16 composições que fazem o trajeto de ida e volta, somando, de 28 a 32 passagens de máquinas. Situada no bairro Boa Vista, a unidade operacional atua com manutenção de infraestrutura via permanente, manutenção de locomotivas e operação ferroviária, além de prestar suporte para manutenção de vagões. O setor de manutenção tem a capacidade de atender aproximadamente 270 locomotivas, sendo 15 simultaneamente dentro da oficina. Além disso, nesse setor a empresa investe em 19 jovens aprendizes.


“É muito agradável conhecer toda essa operação que é realizada em Uberaba. Já tivemos a oportunidade de conhecer o Terminal Integrador de Uberaba e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) em Santos, que é o final da linha onde desembarca para a exportação. Espero que a cidade continue fazendo mais operações e que continue sempre tendo cargas para ampliar esses serviços e os empregos na cidade”, pontua Piau.


O Terminal Integrador de Uberaba tem a capacidade de movimentar anualmente 6,3 milhões de toneladas de grãos e 2,4 milhões de toneladas de açúcar e faz parte do Corredor Centro-Sudeste da ferrovia, que representa uma das principais rotas de escoamento das exportações do agronegócio brasileiro. O local ainda tem espaço para armazenar até 120 mil toneladas de grãos e 90 mil toneladas de açúcar. 


Para o gerente de manutenção ferroviária Alisson Guimarães Ruas, a parceria com o município é de extrema importância para a empresa. “Nosso trabalho está presente no município e na comunidade e é fundamental essa oportunidade de receber o prefeito e apresentar os projetos que estão sendo executados. A VLI fez o maior terminal da empresa em Uberaba e é muito importante ter essa parceria com a prefeitura”, ressalta Ruas.


A VLI está presente em mais de 300 municípios em 10 Estados, com a ferrovia Norte Sul e a Centro Atlântica, possuindo mais de 8 mil km de ferrovia. Ao todo, são mais de 7 mil pessoas empregadas atuando em 8 terminais intermodais, 5 corredores logísticos e 3 portos próprios. A empresa tem Investido mais de R$ 9 bilhões em infraestrutura ferroviária e portuária.


Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Econômico apresentou alguns projetos que a empresa e a prefeitura podem executar em parceria, como a recuperação da Maria Fumaça que está na Praça da Mogiana e ainda, a disponibilização de uma máquina para ficar em Peirópolis disponibilizada para visitação de turistas.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar