WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

06/07/2017 - Paratleta de Uberaba vai representar o Brasil na Copa América de Bocha

A Associação Nacional do Desporto para Deficientes divulgou a lista de convocados para a seleção brasileira de bocha, que irá disputar a Copa América de pares e equipes, em Santiago, no Chile, no próximo mês. Entre os convocados está o paratleta uberabense José Carlos Oliveira, de 38 anos, considerado o melhor jogador do país na sua categoria. O paratleta já conquistou o título da Copa América, no Canadá.


Para subir mais uma vez ao pódio, José Carlos treina de quatro a cinco horas por dia, de segunda a sexta-feira na Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu). O paratleta também faz sessões de fisioterapia regularmente para fortalecer a musculatura do corpo, prejudicada por uma paralisia cerebral que sofreu logo ao nascer. “O esporte é tudo na minha vida, tudo que eu tenho eu devo a bocha. Por isso vou dar o meu melhor, sempre” diz Oliveira.


O treinamento é feito em conjunto pelos técnicos Nivaldo Batista Vital e Hindielle Andrade Lima, que se revezam para acompanhar o paratleta nas competições oficiais. José Carlos entrou para o time de Uberaba de Bocha em 2005 e no ano seguinte já foi convocado para representar o Brasil no Mundial, que aconteceu no Rio de Janeiro. O paratleta também disputou os jogos paraolímpicos de Londres, em 2012 e do Rio, em 2016.


Hindielle acredita que o uberabense tem grandes chances de conquistar o título no Chile. Além da experiência e boa técnica em quadra, a treinadora ressalta a disciplina e dedicação aos treinos. “Ele começa às 8h e vai até às 11h, depois das 13h até às 17h todos os dias. Por mais cansado que ele esteja às vezes, sempre persiste e nunca abandona os treinos”.


Nivaldo acompanha José Carlos nas principais competições e confirma que a força de vontade é sem dúvida o diferencial do paratleta. Segundo técnico, muitos atletas conseguem chegar no topo, mas poucos se mantém nele por muito tempo. “Não é à toa que ele está no esporte a mais de 10 anos. É pelo esforço, pela dedicação, pelo comprometimento que ele tem com o esporte”, ressaltou.


O jogo de bocha tornou-se um Esporte Paralímpico em 1984 e já está sendo praticado em mais de cinquenta países em todo o mundo. Tem como principal característica, oportunizar a prática por pessoas que apresentam grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo. Em Uberaba, 20 paratletas representam o município em campeonatos nacionais e internacionais de bocha.
 
Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar