WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

01/07/2017 - Funel entrega cadeiras de rodas adaptadas aos atletas da Adefu

A Fundação Municipal de Esporte e Lazer – Funel realizou nesta sexta-feira (30), a entrega de 10 cadeiras de rodas na Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba – Adefu. As cadeiras foram feitas sobre encomenda para cada atleta do time de basquete, de forma a atender melhor as necessidades dos jogadores, que no último campeonato de Minas Gerais ficaram em 2º lugar.
 
“A Fundação de Esporte tem dada toda a condição para que os atletas da Adefu possam desenvolver as atividades que são tão importantes na vida deles. A prefeitura está presente no apoio à instituição que é histórica na nossa cidade e que faz um excelente trabalho. Também estamos com um projeto de urbanizar a praça em frente à entidade, para que eles utilizem o espaço para desenvolver suas atividades e treinamentos para fortalecer e deixar preparados para as competições” pontua o vice-prefeito, João Gilberto Ripposati.
 
De acordo com o presidente da Funel, Luiz Alberto Medina, as cadeiras são da fundação, mas serão deixadas na Adefu para que a mesma administre o uso delas junto aos atletas.
 
“Essas cadeiras são feitas sob medida, atendendo a necessidade do atleta e dando mais conforto em todas as competições esportivas que eles praticam. É muito importante poder fazer a entrega dessas cadeiras, para os atletas da Adefu do basquete, que tem feito um excelente trabalho no esporte e nas disputas em campeonatos”, pontua Medina.
 
O deputado Federal, Marcos Montes, conseguiu um recurso de mais de um milhão para a Fundação do Esporte, e foi dessa verba que as cadeiras de rodas puderam ser viabilizadas. “A Adefu é uma escola onde nasceram grandes atletas e que tem registrado um marco no Esporte Paraolímpico, exportando atletas para competições no mundo inteiro e infelizmente pouca gente conhece o tamanho do trabalho realizado por essa instituição. É com muita satisfação que vemos que essa administração do governo Piau, principalmente na área do Esporte tem visto a Adefu com o olhar que ela merece”, enfatiza Montes.
 
O presidente da Adefu, Renato Delfino, explica que o time de basquete já existe há 19 anos e as cadeiras fazem parte de um projeto de longa data que está se tornando real. “Só temos que agradecer. A equipe de basquete já tem uma grande bagagem representando a Adefu na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Com as novas cadeiras chegando e resgatando novos atletas poderemos crescer ainda mais. A cadeira para nós é como se fosse a chuteira do jogador, cada atleta tem que ter a cadeira ideal pois cada um tem o quadril diferenciado”, explica Delfino.
 
O treinador do time de basquete, Gustavo Marques, pontuou que as novas aquisições são muito importantes para continuar o objetivo do grupo de levar o nome de Uberaba e da Adefu para o Campeonato Nacional. “O material de qualidade é importante para a prática do basquete e nosso time tem treinado muito e colhido os resultados, pois retornamos de Patos de Minas com o segundo lugar no campeonato Mineiro”, enfatiza Marques.
 
Segundo o treinador, o time de basquete da Adefu está com 10 atletas e está aberto a receber novos integrantes para compor o time, que deve ter 12 no total. Interessados devem procurar a instituição para maiores informações.
 
Para o diretor de Esporte da Adefu, Nivaldo Vital, as cadeiras são de grande valia, que vem para suprir as necessidades da equipe. “Esse é um gás a mais para que a gente possa ter uma melhoria daqui para frente”, afirma. O capitão do Time, conhecido como Tiririca, reforçou a importância de receber as cadeiras adaptadas. “A cadeira é os nossos pés e mãos e ela ser adaptada para cada atleta ajuda na hora de jogar porque a gente consegue fazer as manobras com mais perfeição. Essa é uma oportunidade que estamos recebendo muito importante, pois o esporte faz toda a diferença na vida de todo mundo”, pontua Tiririca.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar