WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

04/06/2017 - Biblioteca promove encontro com o escritor Renato Muniz nesta segunda-feira

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães vai promover na próxima segunda-feira, dia 5, um encontro com o escritor Renato Muniz que vai debater temáticas da literatura e do meio ambiente. O evento, organizado pela equipe de projetos da Superintendência de Bibliotecas Públicas Municipais/FCU, será às 19h30 e é aberta a toda a comunidade.

De acordo com o escritor Renato Muniz, a proposta da conversa é conjugar a literatura e a questão ambiental, tal como esta última tem sido entendida após os anos 1970. “Parte-se da ideia de que leitura é, antes de tudo, como defende Paulo Freire, a leitura do mundo. A compreensão das transformações que afetam o planeta, a realidade natural e social na sua totalidade, implicando na formação de novas atitudes, num processo permanente e participativo, passa também pela compreensão da produção literária, que influencia o debate e é, dialeticamente, influenciada por ele”.

Muniz explica ainda que esta literatura, imbricada nas questões ambientais, apresenta uma produção nacional e mundial significativa, inclusive anterior à emergência da atual “crise ambiental”. “Conhecer as intersecções entre os processos é condição essencial para o entendimento das mudanças em curso, bem como permite debater aspectos que subsidiam uma literatura engajada, de forte apelo social, voltada para a defesa do meio ambiente”, destaca o escritor.

Renato Muniz Barretto de Carvalho é professor, geógrafo, educador ambiental, escritor. É Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pós-graduado, em nível de especialização, em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), bacharel em Geografia, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), e técnico em Turismo, pelo Instituto Mackenzie, de São Paulo.

Professor nas áreas de educação ambiental, humanidades, geografia, estudos socioeconômicos e políticos, metodologia científica, ciências do ambiente, cultura brasileira e estudos contemporâneos nos três níveis de ensino: superior, médio e fundamental.

Com currículo abrangente em diversas áreas da educação, literatura e comunicação, Muniz é autor dos livros A Cidade Perdida – Anotações sobre o cotidiano (1998),Só Letrando – Literatura infantil e juvenil: reflexão e prática na escola. Coord. (2006), Crônicas Impertinentes (2008), Os Bichos São Gente Boa (2010) e A máquina de ensinar (2014).

Luiza Carvalho – Jornalista


Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar