WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

23/05/2017 - Muro da Biblioteca Municipal se colore com a intervenção literária Paginário

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães ganhou uma arte literária em seu muro da faixada externa. Na última semana, dentro da programação de encerramento do Laboratório de Escritas com o escritor carioca Leonardo Villa Forte, os participantes do evento construíram o Paginário, uma intervenção artística que reúne recortes e colagens de textos e poesias.


O Lab de Escritas com Leonardo Villa Forte, realizado pelo Cupim Literário na Casa Paulo Lima e Biblioteca, com a parceria da Fundação Cultural e Casa do Folclore, aconteceu entre os dias 15 e 18 de maio e foi voltado para escritores, artistas, roteiristas, jornalistas, redatores, estudantes de arte, literatura e comunicação, e qualquer profissional interessado em renovar sua escrita criativa e pensamento sobre arte e literatura. Além disso, foi promovido com base nos objetivos do Plano Municipal do Livro e Leitura 2016-2026, o objetivo do Lab é formar novos leitores e escritores.


Totalizando 12 horas de aula, Leonardo Villa Forte conta que a experiência foi positiva. “No primeiro dia apresentei alguns trabalhos que são da chamada ‘corrente de escrita não criativa’, que trata desde criar, escrever e manipular coisas que já existem e montar um novo trabalho a partir de textos já existentes. Mostramos um panorama desta corrente e no segundo dia fizemos exercícios baseados nessas ideias”, explica o escritor carioca.


Villa Forte destaca que os participantes de Uberaba se interessaram e trouxeram ideias inovadoras. “O pessoal se engajou muito e conseguiram fazer histórias maravilhosas, com textos delicados e muita beleza poética. Acho que os participantes gostaram e se sentiram desafiados, e isso é muito bom”.


As atividades foram encerradas com a montagem do Paginário, intervenção em que se escolhe um muro e, munidos de fotocópias de páginas de obras literárias com alguns trechos grifados com iluminador, coloca-se os papeis feito “lambe-lambe” para formar um enorme mural de fragmentos de diferentes romances, contos ou poemas.


“Trouxemos nosso material de leitura e viemos para a frente da Biblioteca. O Paginário incluiu até o orelhão, que acabou fazendo parte da nossa colagem. E vai ficar aqui disponível para quem passar poder admirar, olhar, e até acrescentar o que desejar nas páginas, pois este é um trabalho interativo”, explica Villa Forte.


Vale destacar que o projeto Paginário idealizado pelo escritor carioca, já conta com mais de 30 murais feitos no Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Mato Grosso e São Paulo.


Leonardo Villa-Forte é artista, escritor, tradutor, colaborador editorial e professor. Autor do romance “O princípio de ver histórias em todo lugar”, do livro de contos “O explicador” e do livreto artesanal “Agenda”. Entre seus trabalhos, ele idealizou a intervenção urbana Paginário em cinco estados brasileiros. Seus textos ficcionais já foram publicados em grandes revistas e jornais brasileiros.


Graduado em Psicologia pela UFRJ, Villa-Forte é mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-RJ e atualmente doutorando em Letras pela mesma instituição. Em janeiro e fevereiro de 2017 foi professor visitante da Pós-Graduação de Letras da Universidade Estácio de Sá.

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar