WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Vice-Prefeito

12/05/2017 - Vice-prefeito inicia visitas às Entidades Comunitárias Fitoterápicas

O vice-prefeito João Gilberto Ripposati visitou nesta quinta-feira (11) duas instituições comunitárias que trabalham com a produção e distribuição de medicamentos fitoterápicos em Uberaba. A socióloga e chefe de departamento da Secretaria Especial de Projetos e Parcerias, Lucimira Reis, também esteve presente. O objetivo das visitas é conhecer de perto cada uma dessas instituições e identificar as atividades desenvolvidas nesses locais.


As ações fazem parte das metas traçadas durante o 1º Encontro Técnico das Entidades Comunitárias Fitoterápicas, realizado no mês de Abril, no Parque Tecnológico, em Uberaba. O evento reuniu integrantes do segmento fitoterápico, poder público e instituições de pesquisa, interessados em buscar parcerias para fomentar o setor.


A primeira instituição a ser visitada foi a Casa Espírita Adolfo Fritz, no bairro Jardim Ozanan. A casa funciona à quase 40 anos sob a coordenação do senhor Venerando Vitória Júnior, mais conhecido como Juninho. Na instituição, funciona uma mini indústria terapêutica, que já está em fase de ampliação. Lá, há dois anos são produzidos remédios e cremes à base de plantas naturais que são distribuídos à população. A matéria prima vem de fazendas e comunidades rurais da região, por meio de doações. “Nós produzimos medicamentos para o diabetes, colesterol, dores musculares, cicatrizantes. Na fabricação nós usamos jabuticaba, graviola, romã, abacate até inhame, quiabo e babosa. Somente produtos naturais, explicou Juninho.


O Grupo Espírita Maria de Nazaré, no bairro Gameleira II, também trabalha com a produção de medicamentos há mais de 30 anos. O responsável pela casa, Enézio de Paulo, de 82 anos é formado em Fitoterapia e só trabalha com plantas, com efeito terapêutico comprovado cientificamente. Segundo ele, estudos mostram que o cerrado é o maior bioma do Brasil e precisa ser preservado. “Um quilômetro de cerrado oferece 42 espécies de plantas medicinais e infelizmente, as pessoas estão desmatando o cerrado indiscriminadamente e acabando com toda a nossa matéria prima”, justificou.


Hoje a legislação federal permite que os municípios brasileiros implantem laboratórios de produção e distribuição de medicamentos fitoterápicos em parceria com o Sistema Único de Saúde. Em Uberaba, uma lei municipal, de autoria do vice-prefeito, enquanto vereador criou o Projeto Farmácia Viva, que visa integrar essas instituições filantrópicas com o Poder Público, beneficiando à população com a oferta gratuita desses medicamentos nas Farmácias Básicas e Unidades de Saúde. “Pra isso nós precisamos também preparar a rede Municipal de Saúde, os médicos, a começar pelo Programa de Saúde da Família, que faz o trabalho preventivo nas comunidades. E também aumentar a produção dessas plantas medicinais, com incentivos nas propriedades rurais e preservação das áreas que já existem”, esclareceu Ripposati.


Ao todo, oito Instituições Fitoterápicas irão receber a visita do vice-prefeito e comissão técnica. Em seguida será realizada uma reunião com a Fundação Osvaldo Cruz para dar continuidade ao Projeto.

Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Vice-Prefeito



Voltar