WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque Tecnológico

09/05/2017 - Alunos da UFTM apresentam, na quarta, protótipo de carro econômico e sustentável

Estudantes buscam patrocínio para concorrer internacionalmente

Alunos de diversos cursos de engenharia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) apresentam nesta quarta (10), às 8h, no Parque Tecnológico de Uberaba da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o protótipo de um veículo sustentável e econômico. O projeto faz parte das atividades da UFTM, uma das entidades presentes no complexo do Parque e tem como objetivo fomentar a produção tecnológica educacional, com soluções simples e inovadoras.


É um trabalho conjunto de diversas áreas da UFTM, contando com a participação de alunos de engenharias mecânica, elétrica, de produção, ambiental e química. As equipes se subdividem em diretorias: motor e transmissão, freio e direção, chassis, carenagem, eletrônica e logística.


A faculdade mantem atividades com quatro equipes: Triângulo Verde, Aerodesign, Zebu e Fórmula 1. O veículo sustentável será apresentado pela Triângulo Verde, que conta com dois veículos, um ainda em fase menos avançada. Para cada um é designado um capitão. Atualmente Yan Santos Rodrigues assume o protótipo à gasolina enquanto Felipe Cirilo é o capitão do protótipo à etanol.


Segundo Felipe, o objetivo é projetar e construir um veículo para participar de competições com eficiência energética, aliando valores como tecnologia, inovação, sustentabilidade e segurança. “Em nossas competições, o carro que percorre a maior distância consumindo a menor quantidade de combustível é o campeão”, explica. No Brasil existem três categorias: gasolina, etanol e elétrico. Os alunos precisam usar a criatividade e a inovação para construir um carro do zero, conseguindo uma máquina mais leve. A autonomia esperada para os veículos produzidos pela equipe Triângulo Verde é superior aos 100 km por litro de combustível.


Em 2016, os alunos da UFTM foram pioneiros, dentro das engenharias, na participação de uma competição internacional.  O custo total de cada veículo gira em torno de R$ 10 mil, incluindo ferramentas, inscrição e divulgação da equipe. “Atualmente, devido à crise, não temos recursos da UFTM e os alunos arcam com uma parte do custo, assim o patrocínio se torna essencial”, ressalta Felipe.


Este ano, a competição será em Cotia (SP), e os alunos têm esperança de conseguir uma vaga para a competição em Detroit (EUA). Os carros são qualificados no Brasil, com inscrições locais, mas valendo como concorrência internacional, na Shell Eco Marathon.


“O papel do Parque Tecnológico, passa também pela difusão das tecnologias que são desenvolvidas aqui, como exemplo este veículo apresentado pela equipe Triângulo Verde da UFTM. As empresas e a sociedade ganham muito quando se aproximam ainda mais dessa turma de alunos, professores e pesquisadores, pois podem desenvolver em conjunto, novos produtos, processos e serviços. O conhecimento produzido e aplicado em Uberaba é a sua maior riqueza. Estamos trabalhando para que cada vez mais essa integração aconteça sistematicamente: empresa, universidade e governo", finaliza Raquel Resende, gestora do Parque Tecnológico de Uberaba.

Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar