WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

20/04/2017 - Biblioteca disponibiliza mais de mil livros nos Pontos de Leitura dos terminais BRT

A Fundação Cultural, por meio da Superintendência de Bibliotecas Públicas Municipais e em parceria com a empresa Piracicabana, inaugurou nesta terça-feira (18) novos pontos de leitura nos terminais do BRT e nos ônibus do transporte coletivo, chamando a atenção dos usuários que passavam pelos terminais Leste e Oeste. Ao todo, os Pontos de Leitura oferecerão à população mais de mil obras literárias nos terminais e ônibus.
Com pintura facial nas crianças, música em homenagem a Monteiro Lobato e declamação de poemas, a equipe distribuiu marcadores de livros e fez uma viagem literária de ônibus do terminal Oeste ao Leste, inaugurando a plotagem e o bolsão de livros.


O presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, agradeceu a parceria da Piracicabana, representada pelo coordenador de Recursos Humanos Thiago Pereira, por abraçar o projeto da Biblioteca.“Este é o local ideal para o incentivo da leitura. O público vai ter esse conforto dentro dos próprios ônibus e vai poder ler, levar os livros e depois devolvê-lo ou trazer mais livros, proporcionando tambéma troca. Nossos agradecimentos à Piracicabana por essa parceria juntamente com a Biblioteca. É um presente que a Biblioteca está ganhando nesses 108 anos de atividades”, destacou o presidente.


Também presente no evento, o prefeito Paulo Piau acompanhou a equipe na viagem literária feita no Vetor. “No tempo de espera do ônibus as pessoas poderão ler mais ao invés de somente ficarem conectadas à internet. Nós somos a primeira cidade mineira a ter este projeto de livros nos ônibus, uma iniciativa inteligente que visa aumentar a cultura em nossa Uberaba”, destacou ele. A primeira-dama de Uberaba, Heloísa Piau, reforçou que o projeto deve ser abraçado por todos com o coração, parabenizando o projeto.


Já o superintendente de Planejamento e Transporte de Uberaba, Claudinei Nunes, aproveitou para parabenizar a Fundação Cultural e a Piracicabana pela iniciativa. “Este é um dispositivo muito importante para o incentivo à leitura, e a Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte estará sempre aberta a iniciativas como esta. E que a Fundação Cultural seja bem-vinda ao transporte coletivo”.


A inauguração dos Pontos de Leitura movimentou os terminais Leste e Oeste, atraindo os olhares de quem aguardava o transporte coletivo. A técnica de enfermagem Cristiane Maria de Oliveira, que usa o sistema BRT diariamente, acompanhou a ação e elogiou a iniciativa dos Pontos de Leitura. “Achei interessante, pois estão se preocupando com nossa leitura. Gosto bastante de ler e sempre leio de tudo, principalmente romances”, contou ela.


O objetivo do projeto é proporcionar à população o acesso gratuito ao livro em espaços alternativos, incentivando o cidadão a praticar a leitura como fonte de informação e lazer. As pessoaspoderão ler os livros enquanto fazem o percurso ao trabalho, à escola e às compras, podendo escolher livros para ler em sua casa e depois devolvê-lo em um Ponto de Leitura. Importante destacar que a ação atende ao Plano Municipal do Livro e Leitura por meio de parceria público-privada para promover a cultura do livro na cidade. 

Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar