WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

12/04/2017 - Piau pede apoio a Temer para macroprojetos de Uberaba

Comitiva uberabense convidou o presidente para participar da abertura da ABCZ

Planta de Amônia, Aeroporto Internacional de Cargas, Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e duplicação da BR 262 foram temas de reunião do Prefeito Paulo Piau com o presidente da República Michel Temer, ontem (11), em Brasília. Acompanhado do deputado estadual, Tony Carlos, deputado federal, Marcos Montes e da diretoria da ABCZ, o prefeito destacou a importância destes macroprojetos para a geração de empregos em Uberaba, bem como, para o desenvolvimento econômico de toda a região do Triângulo Mineiro e Alta Paranaíba. A comitiva uberabense fez o convite para o presidente participar da abertura da Expozebu 2017.


Conforme explicou Piau, em relação ao projeto da UFN-5 (Planta de Amônia) da Petrobras, foi solicitado que o presidente Temer intervisse para a criação de uma agenda na estatal, para discutir sobre a venda de ativos da empresa, com foco no projeto de Uberaba. “Queremos que a planta de amônia de Uberaba seja colocada no pacote de desinvestimentos do setor de fertilizante da empresa, visto que há investidores privados interessados em adquirir a planta e dar andamento ao projeto. Imediatamente Temer ligou para o presidente da Petrobras, Pedro Parente, para que viabilize esta agenda, que o presidente Temer sabe que é importante para o país, pois precisamos diminuir a importação de fertilizante e incentivar a nossa produção”, destacou.


Em relação à ZPE, o prefeito pediu para que o governo peça a votação do Projeto de Lei que está no congresso, que dispõe sobre o regime tributário, cambial e administrativo, que trata da mudança do percentual de exportação de 80% para 60%, o que garantirá ampliar a venda interna (de 20% para 40%) para quem atuar dentro das zonas de processamento. Já sobre a duplicação da BR 262, Paulo Piau pediu solução para a continuidade da obra, visto que a rodovia é extremamente relevante para o escoamento da produção do Triângulo Mineiro. Piau afirma que é necessário verificar se a Triunfo Concebra dará prosseguimento a obra, o que seria importante, mas, “se não for, é necessário que a ANTT dê o andamento devido e tome as providencias para que obra aconteça, já que de Catalão para Cristalina as obras estão em andamento”.


Lembrando que Uberaba faz parte de um sistema logístico de escoamento de produção, o prefeito solicitou ao presidente Temer que a Secretaria Nacional de Aviação Civil, atualmente ligada ao Ministério dos Transportes, “avalie com olhar futurista, como planejamento estratégico para o país, a viabilização do Aeroporto Internacional de Cargas, que é importante para o entroncamento logístico nacional que está sendo criado”.  O prefeito também pediu investimento na Embrapa para que atue ainda mais na região, já que gera tecnologia e conhecimento. “Toda esta pauta é de geração de emprego e fortalecimento do setor produtivo, por isso pedimos apoio ao Presidente Temer, pois estes projetos são importantes, não apenas para Uberaba, mas para Minas Gerais e para o Brasil”, disse.


O deputado Tony Carlos destacou a importância dos temas discutidos na região, sob o ponto de vista do desenvolvimento econômico, lembrando que “na esteira” destes macroprojetos, dezenas de outras empresas aportarão na cidade e região”.


Ontem mesmo o deputado federal Marcos Montes, líder do PSD na Câmara e aliado de Paulo Piau, já se movimentava para programar uma reunião na Petrobras – desta vez, com orientação do próprio presidente da República. “A planta de amônia não é um assunto de Uberaba; é sim, um assunto de Minas Gerais, de Brasil”, diz Marcos Montes.


Convite - Em relação a presença do presidente da república na abertura da ABCZ, o deputado estadual Tony Carlos ressalta a significativa importância da participação de Temer na feira, haja vista que a mesma é considerada a maior do setor no mundo. “Temos a tradição de recebermos presidentes durante a ExpoZebu. Foi assim com Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, João Figueiredo e tantos outros. Inclusive, este último foi o responsável pela doação do Parque Fernando Costa à ABCZ. Nesta edição não pode ser diferente. Já temos a confirmação da presença de diversos governadores de Estado, ministros, deputados, lideranças do setor e autoridades de mais de 30 países, dentre eles o Presidente da República de Guiné Bissau, José Mário Vaz. É um momento de discussões políticas, homenagens, julgamentos e leilões. Toda a economia estará aquecida. Esse é o ponto de encontro da agropecuária mundial e a presença do nosso Presidente é sinônimo de prestígio”, disse o deputado.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar