WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

18/03/2017 - 700 pessoas expuseram as prioridades do município durante o Planeja Uberaba

Moradias na zona rural e segurança pública na cidade lideraram as manifestações
 
Idealizado pelo prefeito Paulo Piau (PMDB) para conversar diretamente com a população, o projeto Planeja Uberaba – Você no Centro das Decisões encerrou a primeira etapa, na noite do dia 15, quarta-feira, somando uma participação direta de 700 pessoas, que pediram e receberam senhas para expor suas opiniões. A maioria optou por participar das oficinas de grupo, enquanto outros falaram ao microfone.
 
Prefeito Paulo Piau marcou presença nos seis fóruns, organizados regionalmente, mas abertos à população de um modo geral. “A ideia foi compreendida pelos uberabenses, que se mobilizaram para apresentar suas prioridades”, diz o chefe de Gabinete do prefeito, Fernando Hueb, considerando que os fóruns foram um sucesso.
 
Ele lembra que na oportunidade, o governo municipal também teve a oportunidade de apresentar suas ações e os avanços dos últimos anos.
 
Planeja Uberaba teve início pela região do Boa Vista (06/03), quando 104 pessoas pediram senhas para opinar.  Em seguida, os fóruns aconteceram nas regiões do Pacaembu (07/03), com 133 manifestantes; no Elza Amui I (08/03), com 60 senhas entregues.
 
Dia 13 foi a vez de os moradores das comunidades rurais conversarem com o prefeito Paulo Piau. O fórum voltado para a zona rural aconteceu no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, e 97 pessoas falaram pelas comunidades de Ponte Alta, Peirópolis, São Basílio, Parque do Café, Baixa, Capelinha, Serraria, Serrinha, Santa Rosa, Mata da Vida e Palestina.
 
Na região do Abadia o Planeja Uberaba aconteceu dia 14, quando 156 pessoas pediram para falar. Outras 150 se posicionaram no último fórum, realizado dia 15 na região do bairro Santa Maria.
 
Reivindicações - A construção de moradias populares liderou as reivindicações feitas por representantes de comunidades rurais durante o fórum Planeja Uberaba. Os moradores das comunidades rurais também pediram melhorias na segurança pública (principalmente com a intensificação de patrulhamentos rurais); melhorias na saúde (inclusive a contratação de médicos especialistas); conservação de estradas e mais atenção para a agricultura familiar.


Segurança pública – incluindo postos policiais e iluminação nos bairros, escolas infantis, creches, transporte escolar e a criação de áreas de lazer foram as principais reivindicações da comunidade nas regiões do Boa Vista, Pacaembu, Elza Amui, Abadia e Santa Maria.


Também houve pedidos de operação tapa-buracos. Neste caso específico, os moradores foram informados sobre o #MultiAção, programa que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti e realizar limpeza pública e tapa-buracos nos bairros e centro da cidade.
 
PARTICIPAÇÃO POPULAR
 

Regiões                               Manifestações
Boa Vista                             104
Pacaembu                            133
Elza Amui                             060
Comunidades rurais               097
Abadia                                  156
Santa Maria                          150
 
Fonte: Chefia de Gabinete
Obs.: Números se referem apenas às pessoas que pediram para manifestar, seja através do microfone ou de oficinas de grupo
 
Jorn. Giselda Campos
Chefia de Gabinete 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar