WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque Tecnológico

18/03/2017 - Parque Tecnológico apresenta minuta preliminar da Lei de Inovação Municipal

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Parque Tecnológico realizaram nesta semana a apresentação da minuta preliminar da Lei Municipal de Inovação, as entidades de pesquisa da cidade que irão auxiliar na redação final da Lei.
 
O documento apresentado foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em conjunto com a Fundação Certi, contratada para a realização de diversos estudos junto ao Parque Tecnológico, dentre os quais estava à elaboração da Lei de Inovação Municipal.
 
Conforme pontua o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, a elaboração do texto da lei é um processo que necessita da colaboração dos cidadãos uberabenses e dos vários agentes de CT&I e empresas/indústria, todos que compõem a Tríplice Hélice.
 
“O prefeito Paulo Piau procura sempre escutar a comunidade para fazer seu planejamento estratégico e a secretaria segue as mesmas diretrizes. O Parque realizou um trabalho muito importante junto a Fundação Certi, e agora teremos a colaboração da comunidade para que eles apresentem propostas que enriqueçam o projeto. Na próxima reunião teremos um esboço delineado para que possamos ter uma lei moderna que transforme a cidade em um local mais competitivo e que atrai cada vez mais empresas de Tecnologia de Informação – TI”, pontua Gomes.
 
Depois que a minuta preliminar passar pelas avaliações e modificações das entidades de pesquisa e do ecossistema de inovação, o documento será disponibilizado para consulta pública, para que qualquer cidadão possa auxiliar na formatação do projeto de lei, que depois será encaminhado à Câmara Municipal.
 
A gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, pontua que, para a elaboração da proposta de texto foi necessário o levantamento de legislação similar existente de forma a ampliar a competitividade da região e atrair empreendimentos e investimentos para o Município.
 
"Uberaba será um dos poucos municípios brasileiros a contar com legislação para a inovação, e portanto, deve se tornar referência em políticas públicas no que tange ao fomento à cultura do empreendedorismo inovador. O fundo que será criado a partir da lei, permitirá um conjunto de atividades que resultarão em produtos, processos e serviços úteis e inovadores à sociedade, a partir da interação efetiva entre Universidade & Empresa & Governo", afirma Raquel.
 
O coordenador geral de seção do Campus Uberaba da IFTM, Eduardo Gonçalves, destaca que a iniciativa da prefeitura é muito importante para todo o município. “Quando existe essa integração entre o poder publico local, as instituições de ciência e tecnologia, e o setor produtivo, no sentido de gerar inovação tecnológica, é algo que estimula o desenvolvimento econômico e consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas. É uma ação onde todos ganham. A maneira como a lei está sendo construída, com o governo ouvindo vários agentes importantes do ecossistema, com certeza vai atender a diversas perspectivas”, ressalta Eduardo.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar