WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque Tecnológico

16/03/2017 - Parque Tecnológico cria mapa de inovação de Uberaba

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do Parque Tecnológico realizou um mapeamento das entidades que compõem o ecossistema de empreendedorismo e inovação da cidade. O mapa "Uberaba Inovadora" já cadastrou 70 pontos na cidade entre incubadoras, instituições de ensino/pesquisa e empresas.

Os seguimentos foram levantados de maneira setorizada entre instituições de ensino e pesquisa, incubadoras de empresas, núcleos de inovação, parque tecnológico, agentes de governo e fomento, associações de classe empresarial e empresas de base tecnológica de segmentos estratégicos.
 
“O mapa está em permanente atualização, e nossa expectativa é de ampliar ainda mais, pois Uberaba tem atraído cada vez mais empresas inovadoras”, aponta a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende. O projeto está sendo desenvolvido com apoio de recursos humanos custeados pela Prefeitura Municipal, pela Fapemig e pela FINEP.
 
Segundo o Secretário José Renato Gomes, o mapa é uma ferramenta de informação para o empresário, o professor, o aluno, o pesquisador, e mostra o que Uberaba possui de estrutura para o empreendedorismo inovador. “O ambiente que está sendo criado e consolidado em Uberaba é o reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos, por diversas entidades, no que tange à interação Universidade & Empresa & Governo. O Parque Tecnológico de Uberaba desenvolveu este instrumento que vai nos ajudar a enxergar e a usufruir do grande potencial para o desenvolvimento tecnológico de Uberaba, cidade que transforma conhecimento em negócio com apoio de várias entidades, com total apoio da Prefeitura”, ressalta Gomes.
 
Conforme pontua Raquel, uma das características dos ecossistemas de inovação de sucesso é o grau de interação entre as entidades. “A informação sobre o que cada instituição está apta a oferecer também é de suma importância para que o fluxo ideia-mercado ocorra sem entraves. Por exemplo, saber quais são os laboratórios de serviços tecnológicos que cada instituição possui, saber onde estão as incubadoras, os núcleos de inovação tecnológica, os espaços de coworking, os agentes de fomento, seus contatos e responsáveis é uma premissa para que essa interação aconteça a cada dia de modo mais natural. Um mapa que retrata onde e quem são esses atores, é a base para um ecossistema de inovação sólido e promissor, como o de Uberaba vem se formatando", explica Raquel.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar