WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

22/02/2017 - Piau visita Terminal Portuário da VLI (Tiplam) e destaca a consolidação de Uberaba como polo logístico

Em visita ao Tiplam – Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita, em Santos (SP), o Prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, foram informados que 85% da movimentação do terminal é oriundo dos grãos e açúcar do Terminal Integrador de Uberaba. Para o prefeito, esta informação confirma a consolidação de Uberaba como um dos mais importantes Polo Logístico do Brasil. A visita aconteceu por convite da VLI.

“A participação do nosso Terminal Integrador na operação do Tiplam é impressionante e esta visita será um instrumento na apresentação de Uberaba para os empresários que nos procuram e que são procurados por nós. Todas as informações coletas aqui serão utilizadas nas nossas apresentações, pois a conexão de Uberaba com este terminal portuário da VLI demonstra claramente o nosso potencial logístico, consolidando Uberaba neste segmento. Lembrando que eles ainda estão expandindo, ou seja, a capacidade irá aumentar ainda mais”, destacou.

Piau lembra que 85% do movimento do terminal portuário se deve a “subida” do porto para Uberaba de enxofre utilizado na fabricação de alguns fertilizantes no DI-III, bem com a “descida” de Uberaba para o porto, de grãos e açúcar do Terminal Integrador da VLI em Uberaba. O prefeito destacou também as diversas empresas que atuam no segmento logístico que estão em Uberaba e são referência em todo o Brasil, como a Bravo, Toniato, a Lógum (que estoca e distribui por meio de polidutos), a própria Agronelli, entre outras. “Outro dado importante é que o terminal em Uberaba já quebrou um recorde de receber mais de 617 caminhões dia e a intenção é que no período da safra esta marca seja superada por 1.000 caminhões/dia, o que demonstra o potencial logístico de temos”, reafirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, avalia que os dois terminais estão ligados de forma efetiva. “O Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita, é Uberaba no mar. É Uberaba no mundo. Entendo que o Tiplam não existiria sem o Terminal de Uberaba e o Terminal de Uberaba não teria sentido sem o Tiplam. E significativo o número apresentado. 85% de toda movimentação vem dos grãos e açúcar embarcados em Uberaba. Da gosto ver. Voltamos ainda mais orgulhosos dessa conquista e da nossa cidade, com certeza, este é mais um instrumento que usaremos na busca de mais empresas para Uberaba, visando gerar renda e emprego”, finalizou Gomes.

Informações Adicionais - O Tiplam começou a ser ampliado pela VLI em 2013. O projeto, de R$ 2,7 bilhões, encontra-se em estágio final das obras, com 96% da expansão concluída, e a previsão de entrega total é para o primeiro semestre deste ano. Quando estiver totalmente pronto e operando em sua capacidade máxima, o terminal terá envergadura para movimentar 14,5 milhões de toneladas de produtos por ano, sendo 5 milhões de grãos, 4,5 milhões de açúcar e 5 milhões de fertilizantes. Atualmente, o Tiplam movimenta cerca 2,5 milhões de toneladas de produtos importados, como enxofre e fertilizante. Além disso, toda a amônia importada pelo Brasil chega ao país pelo Tiplam. (Fonte: VLI).

Keila Riceto
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar