WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

18/02/2017 - Prefeito recebe Comitiva da CPLP e firma parceria com a República de Cabo Verde

Antes de embarcarem de volta para seus respectivos países, os Ministros de Estado da Agricultura – da comitiva que compõe a CPLP e que participaram da I Conferência Internacional de Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza, nesta semana em Uberaba – se reuniram com o Prefeito Paulo Piau, o presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Marcos Jammal e o diretor de Empreendimentos da Cohagra Ernani Neri dos Santos Junior, juntamente com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Moçambique (CCIBM), Sinfrônio Silva Júnior.

Durante o encontro, os membros da comitiva agradeceram o Prefeito de Uberaba pela hospitalidade e elogiaram a organização do evento. O presidente da CCIBM afirmou que a discussão envolvendo os países da CPLP é uma ação humanitária importantíssima e que não há outro meio de matar a fome nos países africanos, senão produzindo comida.

A reunião também foi marcada pela assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Uberaba e a República de Cabo Verde para a realização de parcerias futuras, voltadas para o campo da habitação. A comitiva dos Ministros visitou três empreendimentos habitacionais de Uberaba, o Residencial Rio de Janeiro, Residencial Isabel do Nascimento e o Colibri.

Segundo o presidente da Cohagra, os Ministros receberam informações sobre os programas habitacionais implantados no município, como o “Minha Casa Minha Vida” e o “Promoradia”, e sobre a tecnologia utilizada em cada modelo de construção dos imóveis. “Eles ficaram muitos satisfeitos com essa nova forma de construção e nós vamos passar toda essa tecnologia, para que eles levem pra seus países e comecem a construir unidades habitacionais com tecnologia brasileira”, explicou Jammal.

O prefeito Paulo Piau também anunciou a doação da tecnologia por QR-Code, desenvolvida pela Prefeitura de Uberaba, ao país de Cabo Verde, sem nenhum custo para o governo africano. O sistema é um projeto inovador que atua na fiscalização desse tipo de loteamento. Um código de barras bidimensional, afixado nos imóveis, contém dados dos mutuários que podem ser checados pelos fiscais, de forma ágil e segura. O sistema também é rastreável impedindo uso indevido, além de funcionar por georreferenciamento, caso alguém remova o adesivo.

O Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Correia Carvalho Silva, disse que encontrou aqui uma região muito desenvolvida e disposta a colaborar com os países irmãos da CPLP. “Nós vimos, portanto, um desenvolvimento muito sólido e útil para os outros países. Nós temos agora a responsabilidade de fazer uma colaboração com muito protagonismo e escolher coisas que de fato possamos levar adiante, em prol do desenvolvimento dos nossos povos”, concluiu.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar