Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Gabinete

17/02/2017 - Piau reúne lideranças municipais em torno de projetos macros para Uberaba

Prefeito entregou dois ofícios ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, durante evento de entrega de viaturas à Polícia Militar

Desenvolvimento econômico, geração de renda e emprego foram o tema das demandas entregues ontem (16) pelo Prefeito Paulo Piau, ao governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que estava em Uberaba para entrega de 51 viaturas para a Polícia Militar. Os ofícios entregues em mãos destacaram dois macros projetos que beneficiarão todo Estado e foi assinado por diversas lideranças municipais além do prefeito Paulo Piau, sendo elas: Luiz Dutra (Presidente da Poder Legislativo), Luiz Carlos Rodrigues (Presidente da Girolando), Arnaldo Machado Borges (Presidente da ABCZ), Altamir Rôso (Presidente da Fiemg/Uberaba), Hector Coraspe (Presidente da Sociedade de Medicina de Uberaba), Fúlvio Ferreira (Presidente do CDL), Luciano Lopes Veludo (Presidente do G9), Romeu Borges (Presidente do SRU), Luis Carlos dos Santos (Presidente do SSPMU), José Peixoto (Presidente da ACIU), Adislau Leite (Presidente do Sindemu), Gleisson Henrique Borges (Presidente da Cigra), Jasminor Costa (Presidente do Sindae), Eleiçon Mariano (Presidente do IEATM) e Vicente Flávio (Presidente da OAB).


Pedidos - No primeiro ofício a reivindicação foi em torno da definição quanto à proposta do Termo de Cooperação entre a Petrobrás, o Governo de Minas e a Prefeitura de Uberaba, que garante a retomada da discussão em relação projeto da UFN-5 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) - Planta de Amônia da Petrobras, em Uberaba.  O termo foi entregue ao gabinete do governador no dia 07 de novembro de 2016 e foi resultado de uma reunião entre o prefeito Paulo Piau, o Diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção e Tecnologias da Petrobras, Roberto Moro, com o Diretor Comercial da Gasmig, Sérgio da Luz Moreira e o Assessor da Presidência da Codemig e membro do Grupo de Trabalho Codemig/Petrobras, Pedro Vasconcelos, em 31 de outubro do mesmo ano.


Piau esclarece que a insistência em dar andamento ao Projeto da Planta de Amônia, se deve, principalmente, ao gás natural que chegará a Uberaba para abastecer a unidade e consequentemente, outras empresas que já demonstraram interesse em se instalar no município. Ele destaca ainda, que o Governo do Mato Grosso do Sul -  cuja obra da UFN-3 em Três Lagoas, que também foi paralisada devido ao escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras - está se movimentando para dar andamento ao projeto. “Já fizemos inúmeras reuniões sobre o projeto e temos que ter um retorno. Este projeto não é apenas para Uberaba, para o Triângulo Mineiro, este é um projeto que vai beneficiar o Estado de Minas Gerais. Nesta crise, quanto mais empresas vierem, mais empregos serão gerados para os mineiros”, destacou.


O segundo ofício foi relativo ao Aeroporto Internacional de Cargas, cuja área foi declarada de utilidade pública pelo prefeito Paulo Piau e fica na divisa de Uberaba com Uberlândia, nas proximidades da BR-050. No documento as lideranças uberabenses, pedem ao governador que “assuma o projeto de implantação do aeroporto, já que existe no Governo Federal a intenção de incrementar o transporte aeroportuário de cargas, incentivando e financiando projetos e implantação e melhorias nos aeroportos, com o objetivo de aumentar a infraestrutura e a logística de transporte no país, sendo inclusive, que a Infraero também já destacou sua intenção de aumentar sua rede de Terminais de Logística de Cargas”.


“Sabemos que este projeto não tem como ser feito pelo governo mineiro, mas se for encabeçado pelo Estado, com certeza teremos mais força junto ao Governo Federal. Tanto a região do Triângulo Mineiro, quanto o Alto Paranaíba tem interesse nesse projeto, mas são muitas questões que precisam ser discutidas para implementá-lo, por isso, a participação efetiva do governo de Minas ser faz necessária”, disse Piau.


Ainda no documento, o prefeito lembra que há protocolo de intenções assinado pelo grupo Finlandês Equit Covenant para a construção do aeroporto internacional de cargas, por meio de concessão, bem como estudo feito pela UFU – Universidade Federal do Triângulo Mineiro que atesta a importância do aeroporto nesta região, que seria o primeiro do Brasil central.


Piau também falou de informalmente com o governador sobre outras questões, como a implantação do segundo batalhão da PM em Uberaba, Hospital Regional, bem como assinou documento da Câmara Municipal, entregue pelo Presidente Luiz Dutra, relativo a manutenção da malha viária do Estado na região.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba

Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub