WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

14/02/2017 - Piau pede ao Ministro Blairo Maggi apoio para rever política fiscal da produção de fertilizantes no Brasil

Durante evento ocorrido no Sindicato Rural de Uberaba, com a presença do Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, voltou a externar preocupação com a política fiscal do Brasil, em relação à produção de fertilizantes, bem como em relação à política sobre o preço de gás natural. Lembrando que a importação de fertilizantes pelo país subiu e já está quase em 80%, o prefeito afirmou que a soberania do país em seu mais importante negócio – que é o agronegócio – está ameaçada.


“Uberaba possui o maior parque industrial de produção de fertilizantes da América do Sul. O nosso desafiou ministro, é achar caminho para que a Petrobras aliene o negócio de produção de fertilizantes, considerando que há uma gama enorme de investidores internos e externos interessados no negócio. Mas, desde que a política fiscal e a política sobre o preço do gás natural estejam adequadas. Por isso, peço que este estudo seja feito, pois esta mudança trará benefícios enormes para todo Brasil”, afirmou Piau.


A demanda do prefeito se origina do fato que a Petrobras iniciou investimentos em diversas regiões do país, inclusive em Uberaba, na área da produção de fertilizantes. Na cidade, deu início a construção de uma planta de amônia que está com as obras abandonadas, após investimento da ordem de R$ 1 bilhão. O abandono se deu, após os escândalos de corrupção envolvendo a estatal. Desde então, o prefeito Paulo Piau tem buscado apoio junto com o Governo Estadual, por meio da Codemig, nas esferas federais, para que a Petrobras venda seus ativos. Apesar dos inúmeros investidores interessados em dar continuidade ao projeto, a política fiscal do país em relação à produção de fertilizante, também tem dificultado as negociações.


Mediante a demanda apresentada pelo prefeito, o Ministro destacou que o Secretário Nacional de Política Agrícola, Neri Geller, dará início a conversas para debater as questões apresentadas, em breve convocará o prefeito para uma reunião.


Piau também destacou que há a perspectiva da presença do Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel em Uberaba nos próximos dias e que pedirá para que o Estado também participe desta conversa, haja vista a importância do tema para o desenvolvimento econômico do Estado.


Embrapa – O prefeito também solicitou ao ministro Blairo Maggi, empenho no sentido de consolidar esforços para a ampliação dos trabalhos da Empraba na região de Uberaba, através do Núcleo Avançado de Pesquisa. Segundo Paulo Piau, a entidade está presente em Uberaba desde a década de 70, mas encontra-se dispersa. “Tais entendimentos já se encontram avançados junto a direção da Embrapa, mas precisamos de definições e avanços, por isso, pedi o apoio do ministro”, finalizou.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar