WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

10/02/2017 - Ministro da Saúde autoriza publicação de portaria viabilizando 50% de custeio para o Hospital Regional

O ministro fez o anúncio ao prefeito Paulo Piau na tarde hoje, durante reunião em Brasília.

Em reunião ocorrida ontem (9) em Brasília, com o prefeito Paulo Piau, o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, autorizou a publicação da portaria confirmando o compromisso do MS com o custeio de 50% do Hospital Regional. O prefeito estava acompanhado do Deputado Federal Marcos Montes, do secretário municipal de Saúde, Iraci Neto e dos prefeitos de Campo Florido, Ronaldo Castro Bernardes, Pirajuba, Rui Ramos e Planura, Paulo Roberto Barbosa.

“Esta autorização vai nos permitir fechar a questão junto ao Estado, que irá custear 25% e também com os 27 municípios que utilizarão o hospital. Já havíamos acertado tudo, inclusive com as comissões tripartites, mas agora é hora de assinar os acordos, viabilizando a abertura do hospital que está pronto, com os equipamentos adquiridos, aguardando apenas esta publicação para que os trâmites de abertura tenham início”, destacou.


Responsável por intermediar a audiência com o ministro, o deputado Marcos Montes, líder da bancada do PSD na Câmara, diz que é uma obrigação, mas também uma honra poder ajudar o governo Paulo Piau a consolidar ações tão importantes para Uberaba. Segundo ele, quando o assunto é saúde a alegria é ainda maior, visto que é médico e que seu mandato tem priorizado a saúde, hoje um dos principais problemas do Brasil. "O que o Paulo precisar de mim, estarei a postos para colaborar", diz MM.


O secretário de Saúde, Iraci Neto, aproveitou a ocasião para tratar de questões relacionadas ao teto da média e alta complexidade do município, discutindo a metodologia para melhorar a informação dos dados de produção do SUS e consequentemente criar possibilidades de aumento do teto Mac.

Manutenção – Juntamente com os prefeitos da região, Paulo Piau também esteve no Ministério dos Transportes, onde se reuniu com o Chefe de Gabinete, Carlos Rocha de Barros. Eles cobraram o termino da obra na rodovia sentido Uberaba/Campo Florido, a duplicação sentido Belo Horizonte, sendo que Piau também destacou a insegurança causada no perímetro urbano das rodovias federais de Uberaba, que não foram repassadas às concessionárias. “Fizemos um apelo ao ministro para que acione a ANTT e também o Dnit para que este trecho fique sob a responsabilidade da concessionária. A falta de iluminação traz risco para a comunidade, bem como a situação precária do pavimento”, destacou.

Demora – O prefeito também esteve no Ministério das Cidades para tratar do Residencial Rio de Janeiro. Ele, juntamente com o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, destacaram a necessidade de agilizar a entrega do residencial pelo Banco do Brasil. Eles se reuniram com a Secretária Nacional da Habitação, Maria Henriqueta Alves. “Falamos para ela que está tudo pronto aguardando a vistoria do Banco do Brasil. Apelamos para que interferisse junto à instituição financeira para que a vistoria fosse feita. Ela ficou sensibilizada e fez contato pedindo agilidade. Também solicitamos recursos para escolas e unidades de saúde nos novos residenciais. Com os outros prefeitos, também reivindicamos moradias para a região, visto que não podemos absorver toda a população sem moradia, principalmente do Triângulo Sul. Queremos crescimento ordenado e para isso é necessário construir casas na região também”, explicou Piau.

Exemplo - O presidente da Cohagra, Marcos Jammal, apresentou o sistema QR Code para representantes do Ministério das Cidades, Ministério Público Federal, Instituições Financeiras, Tribunal de Contas, entre outros. O sistema tem por objetivo a fiscalização dos imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto foi desenvolvido em Uberaba pela Codiub, a pedido da Cohagra e utiliza o formato QR-Code, que funciona como um código de barras bidimensional, para checar de maneira rápida os dados dos mutuários da residência. O código contem o banco de dados dos moradores disponibilizados pelos agentes financiadores e podendo ser checado pelos fiscais, dificultando o uso indevido dos imóveis. O código funciona também por georreferenciamento, caso alguém remova o adesivo. Segundo Marcos Jammal, o sistema foi aplaudido, colocando Uberaba em destaque em termos de fiscalização do Programa Minha Casa, Minha Vida, sendo um modelo a ser seguido.

Finalizando a agenda, o prefeito Paulo Piau também esteve no Palácio da Alvorada, para solicitar uma agenda com o presidente da República, Michel Temer, para que junto com os diretores da ABCZ, faça o convite para que ele participe da abertura da Expozebu 2017.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar