WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

06/01/2017 - Biblioteca Municipal receberá curso de escrita de contos com o escritor Ronaldo Bressane

As inscrições já estão abertas e são limitadas

Com o apoio da Casa Paulo Lima, do grupo Cupim Literário e da Fundação Cultural de Uberaba, a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães receberá este mês a oficina Lab de Contos, com o escritor Ronaldo Bressane. Serão cinco aulas, de três horas cada, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, sempre no período noturno (18h30 às 21h30).


Para participar como aluno, os interessados devem fazer a inscrição com uma contribuição mínima individual de R$100,00 pelo site do financiamento coletivo do projeto, que pode ser acessado através do link https://goo.gl/0N6e8D. Além disso, a inscrição também pede um livro para doação à Biblioteca e/ou um 1kg de alimento para o Sanatório Espírita de Uberaba.


O público-alvo da oficina são escritores, jornalistas, roteiristas, artistas, redatores e estudantes de arte, literatura e comunicação, além de todos os profissionais que buscam renovar sua escrita criativa. Vale destacar que as vagas serão limitadas.


O foco do laboratório será na produção e avaliação de ficções breves, com ênfase no conto. A oficina é elaborada sobre as Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Italo Calvino. O curso será dividido em duas seções: na primeira, leitura dos textos escritos sob a proposta sugerida na aula anterior. E na segunda, a teoria literária e proposta para exercício a ser feito em casa.


Promovido com base nos objetivos do Plano Municipal do Livro e Leitura 2016-2026, o objetivo do curso é formar leitores e escritores de narrativas curtas em Uberaba, com o intuito de estimular a produção literária na cidade.


Segundo os organizadores, a escolha da Biblioteca como local para realização do curso visa contribuir para que o espaço seja um polo difusor de cultura e conhecimento na comunidade. Espera-se, dessa forma, assegurar a promoção da leitura, a partir da compreensão de que a leitura e a escrita são práticas sociais que são pressupostos do desenvolvimento humano individual e da coletividade, possibilitando o exercício pleno da cidadania nas sociedades letradas.


O paulista Ronaldo Bressane, que ministrará a oficina, é escritor, jornalista, editor, tradutor e orientador de laboratórios de ficção e não-ficção. Estudou comunicação pela FAAP (1992) e letras na USP (1997). Publicou livros como Céu de Lúcifer, O Impostor, Sandiliche, V.I.S.H.N.U. e Mnemomáquina, e organizou a antologia de contos Essa História Está Diferente (Cia das Letras). Como jornalista, trabalhou nas revistas Trip, V, Alfa, seLecT; seu texto passou por lugares como Folha de S.Paulo, Piauí, Bravo!, O Estado de S.Paulo, Superinteressante, Vida Simples, Galileu, entre outros veículos. Orientou laboratórios em lugares como Casa do Saber, Espaço Cult, Centro Cultural B_arco, unidades do Sesc pelo Brasil e foi professor de jornalismo literário no curso de pós-graduação Formação de Escritores, do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Seu site é www.ronaldobressane.com.


Vale lembrar que os interessados poderão conferir detalhes sobre a metodologia e plano das aulas no próprio site do projeto, em que consta o financiamento coletivo para a inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 99665-7424.
 
PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar