WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

06/01/2017 - Prefeito Paulo Piau recebe grupo Chinês ligado à área de exportação

Chineses conheceram setor logístico ligado à exportação como Casemg, VLI, EADI e também o local onde será erguida a Zona de Processamento de Exportação
 

Representantes do Chongqing Grain Group Corp, cuja subsidiária brasileira é a Universo Verde, estiveram hoje (05) com o prefeito Paulo Piau, acompanhado do diretor presidente da Casemg, Francisco Oséas Corrêa Valadares, do diretor da companhia, Leonardo Santos, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, o presidente da Fiemg, Altamir Rôso, além de representantes da Zona de Processamento de Exportação, da VLI, entre outros.

Interessados em exportar para a China produtos derivados do agronegócio, como leite, soja, carne, café, entre outros produtos, eles visitaram a unidade da Casemg em Uberaba, conheceram a área do EADI (Porto Seco) e as áreas da Zona de Processamento de Exportação – ZPE e também do Parque Tecnológico.

Nie Min, diretor executivo do grupo, estava acompanhado do diretor comercial Lale, responsável também pela tradução. Segundo Lale a grupo quer ampliar os negócios e por isso o interesse em conhecer as potencialidades do Triângulo Mineiro. Conforme explicou o diretor presidente da Casemg, o que motivou à visita do grupo a região foi à máquina estufadora de contêineres e o Manual de Boas Práticas de Armazenamento, lançados em Uberaba em 2015, e que virou referência nacional.

Após assistirem vídeos da ABCZ e também da VLI, o prefeito destacou fatores positivos da região, lembrando que Uberaba deu uma contribuição significativa para o agronegócio, seja com o melhoramento genético da raça zebuína, bem como na produção de grãos, sendo a primeira cidade do Estado, além de destacar o polo logístico de Uberaba, tendo o EADI, a Casemg e a VLI, condições de entregar os produtos adquiridos aqui, no Porto de Santos (sendo este o local de interesse para a exportação dos produtos para a China).

O secretário José Renato lembra que a Prefeitura tem buscado continuamente expandir os negócios em Uberaba. “O que eles precisam nós temos aqui. Sejam os produtos, ou o transporte. Passamos todas as informações necessárias e vamos continuar em contato. Na China existem mais de três mil ZPE’s e eles estão acostumados a isso e sabem o quanto são eficientes no desembaraço de mercadorias. Vamos alinhando as ações para resultar em negócio para Uberaba, pois o nosso foco é gerar emprego, renda e riqueza no município”, destacou.

Um dos investidores da ZPE de Uberaba, Mário Renato Palmerio Assumpção, explicou que as tratativas com o grupo ocorrem desde 2013, quando juntamente com o Governo do Estado da Bahia, participou de uma missão na China. Segundo ele, Chongqing Grain Group Corp possui uma ZPE própria.

Finalizando o prefeito destacou que “as portas estão abertas para receber investidores interessados nos negócios oferecidos pela cidade e que pretende, por meio da SEDEC, que as cidades de Chongqing e Uberaba, sejam declaradas cidades irmãs, no sentido de estreitar o relacionamento com o povo chinês”. Ele destacou também “que Uberaba tem uma Lei de Incentivo moderna e que de maneira efetiva oferece aos investidores excelentes oportunidades de negócio”.

Chongqing, cujo nome é o mesmo do grupo, é maior e mais populoso dos quatro municípios da República Popular da China. Estima-se que a população em 2017 esteja na marca dos 12 milhões de habitantes. A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009 no âmbito global.

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar