WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque Tecnológico

29/12/2016 - Parque Tecnológico apresenta balanço de 2016

O Parque Tecnológico de Uberaba ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo conquistou muitos avanços em 2016. O trabalho desenvolvido tem fomentado a cultura empreendedora na cidade, fortalecendo as relações entre governo, universidades e empresas.
 
Neste ano, o parque estabeleceu parcerias com a Assessoria de Educação a Distância – AEDI III, a Associação das Empresas dos Distritos Industriais 1 e 2 de Uberaba – ASSEDIU, a UTEC, a Incubadora de Empresas da Uniube – Unitecne e com as instituições ACIU, CDL, FIEMG, CIGRA, entre outras. Também foram articuladas reuniões e apoio ao planejamento do Uberaba Digital – IBM.
 
Uma das maiores conquistas desse ano foi à estruturação e entrega de cinco ParqueLABS, que são ambientes de inovação voltados para atender aos empreendedores com disponibilização de infraestrutura que promove um espaço interativo de coworking. Esses espaços foram montados, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, na Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU, na Universidade de Uberaba – UNIUBE e no prédio do Parque Tecnológico na Univerdecidade.
 
Durante o ano foram promovidas ações de divulgação dos ambientes de inovação locais, além de que o Parque promoveu o apoio à criação da Associação das Empresas e Profissionais Autônomos do segmento de Software e Hardware de Uberaba – UTEC. Também foram realizadas ações de apoio às incubadoras locais na divulgação e realização de suas atividades, bem como foi elaborado o Programa “Uberaba Cidade Inovadora no Agronegócio”.
 
A equipe do Parque trabalhou ainda na estruturação do grupo de trabalho para Tecnologias de Radiação e possui hoje um Protocolo de Intenções assinado para a criação de um Centro de Tecnologia de Radiações em parceria com a UFTM, o IFTM, o Hospital Hélio Angotti, a Uniube por meio do Hospital Mario Palmério e ainda as instituições como, Embrapa, Epamig, Sebrae, e Aciu.
 
Foi assinado um acordo de cooperação com as instituições de ensino e pesquisa da cidade, bem como foi firmado um protocolo de intenções para a promoção de um Grupo de Inteligência Setorial de Química. Foi elaborado pelo Parque, em parceria com as instituições parceiras, um projeto Piloto do Centro de Excelência em Tecnologia Química e o Projeto “Inovação na Educação em Química”.
 
O Parque ainda procedeu com a elaboração da minuta da Lei Municipal de Inovação para vários segmentos, e outra minuta de apoio à criação de Startups, ambas serão apresentadas para votação no início de 2017. Foi desenvolvido um diagnóstico acadêmico e empresarial de Ciência, Tecnologia e Inovação de Uberaba. Bem como foi dado todo apoio às empresas juniores, ligas estudantis e iniciativas acadêmicas de empreendedorismo, divulgando suas atividades, além da co-realização de desafios de inovação envolvendo academia e empresas.
 
Quanto a parcerias, o Parque estabeleceu junto ao BDMG uma concessão de linhas de crédito para instalação de empresas na área do Parque Tecnológico de Uberaba. Também foi firmado com a CEMIG a elaboração de um Protocolo de Intenções para projetos junto a Fazenda Energética. O parque ainda representou um importante apoio às atividades de educação empreendedora realizadas junto ao Sebrae e às secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação.
 
O Parque ainda foi responsável pela realização de 4 edições do evento “Bom Dia Inovação”, apresentou o Programa de Investimentos para a AgriTech, da Apex-Brasil e promoveu o 5° Seminário Uberaba Inovadora e Workshop Internacional de Empreendedorismo.
 
Os eventos de inovação que ocorreram na cidade também contaram com o apoio do Parque, como quanto à organização do 2º Startup Weekend Uberaba, a 1ª Reunião Anual da Rede Mineira de Inovação – RMI 2016, a organização das edições 2016 do Startup Talkes, da UTEC e o Lemonade 4 TM Uberaba, em que o parque disponibilizou o espaço para a realização do evento.
 
Para o próximo ano, a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, explica que o Parque entra em nova fase, visando a sua consolidação e atração de novos empreendimentos. “Planejamos implementar importantes projetos de interação Universidade & Empresa & Governo, que foi objeto de plano de governo, denominado #inovageral. A expectativa é também votar as leis correlatas ao fomento do empreendedorismo inovador, além de estruturar parceria com o governo federal para captar recursos para a infraestrutura necessária nesta nova etapa do Parque.”, aponta.
 
Outro trabalho importante realizado durante o ano foi a criação do grupo de trabalho do U+20, em que a versão preliminar já está sendo finalizada para apresentação ao prefeito. “Os próximos passos são a finalização da Carta de Uberaba, e sua distribuição no formato de E-Book, a implementação dos outros instrumentos além da carta de Uberaba, como o portal de co-criação cidadã, e a nomeação e início dos trabalhos do Conselho da Cidade.”, pontua Raquel.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar