WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque Tecnológico

29/11/2016 - Ministro anuncia criação de grupo de trabalho para analisar projeto de expansão do Parque Tecnológico

Em visita a Uberaba nesta segunda-feira (28), o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esteve no Parque Tecnológico pela primeira vez, onde pode conhecer o espaço criado nos últimos quatro anos, e como o Parque tem progredido desde sua consolidação.


Foram apresentadas todas as instituições parceiras do Parque, em especial as que estão ligadas ao Governo Federal como a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Também foram apresentadas as empresas que estão instaladas e as que estão para se instalar, além de apresentar as linhas de pesquisa que estão sendo mapeadas no município.


O ministro recebeu um documento em nome do Prefeito Paulo Piau com a demanda para apoio em três projetos prioritários para o Parque, sendo um a construção de um Centro de Empreendedorismo Inovador e os outros dois seriam Centros de Pesquisa, sendo, um Centro de Excelência e Tecnologia Química e o outro de Radiação. Todos com projetos prontos demandando recursos para sua implantação.


Kassab enalteceu o Parque de Uberaba, enfatizando que o trabalho realizado no município já é reconhecido em todo o País. “Esse é um dos melhores Parques do País, se tornou uma referência para todos nós e legitimamente pede apoio para ampliar os serviços prestados. A qualidade do que aqui se realiza é inquestionavelmente um dos melhores do país e nossa presença aqui foi no sentido de cumprimentar a todos pelo trabalho que fazem e ratificar nosso compromisso de procurar encontrar a melhor maneira possível de trazer mais recursos para que as unidades e as ações possam ser ampliadas.”, pontua Kassab.


O ministro anunciou ainda a criação de um grupo de trabalho a partir dessa visita, integrado ao Ministério pelo secretário executivo, Elton Zacarias, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, Marcos Citra Cavalcanti de Albuquerque, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  - Cnpq, Mario Neto Borges e o Secretário de Inovação, Álvaro Prata. “Esse grupo irá formular a proposta para encaminhar ao nosso gabinete para que possamos, o mais rápido possível, deferir e iniciar um negócio de expansão.”, afirma Kassab.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, destaca a importância de receber o Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação no Parque Tecnológico, onde pode ser apresentado os avanços que já foram obtidos na consolidação do Parque e assim poder, apresentar as demandas de novos projetos para melhorar ainda mais o trabalho que vem sendo oferecido.


“A criação do Centro Inovador do Parque irá dar a oportunidade para que as pessoas que estão trabalhando com inovação e as Startups tenham um lugar adequado para se instalar. Entendemos que conquistar esse empreendimento para Uberaba, vai oferecer mais oportunidade para as pessoas que queiram empreender.”, destaca Gomes.


O secretário ainda chamou a atenção para a necessidade de se criar esse espaço no interior do Brasil, uma vez que geralmente as pessoas que estão desenvolvendo projetos inovadores têm de buscar os grandes centros como Belo Horizonte e São Paulo, por ofertarem uma melhor estrutura. “Quando criamos um Centro de Inovação no interior, a manutenção dessas pessoas que trabalham com inovação fica com um custo muito menor e com isso, poderemos fomentar o aumento das pessoas trabalhando nesse seguimento, o que consequentemente aumentará o número de startups”, ressalta José Renato.


A gestora do Parque, Raquel Resende, pontuou a importância da infraestrutura dentro do atual processo de consolidação do Parque Tecnológico. “Já temos uma excelente base universidade/ centro de pesquisa, agora o que falta é atrair empresas. Temos uma ótima condição de disponibilização de áreas, além de oferta de espaços diferenciados. Precisamos agora é poder oferecer as empresas acesso a serviços tecnológicos de alta qualidade, por meio dos Centros de Pesquisas”, pontua.


O Centro de Empreendedorismo Inovador será um prédio a ser instalado no Parque para abrigo de empresas de base tecnológica, startups, incubadoras, aceleradoras, laboratórios de prototipagem, dentre outros espaços diferenciados para empresas que não necessariamente precisam de áreas grandes para construir.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar