WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

05/11/2016 - Biblioteca Municipal exibe exposição de Ruth Gobbo na celebração da Consciência Negra

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães receberá, na noite da próxima segunda-feira (7), a abertura oficial da exposição Varal de Corpos – Inclusão, da fotógrafa Ruth Gobbo, expondo imagens em cores que celebram a abolição da escravatura do espetáculo de balet afro, apresentado nos palcos do Festival de Inverno de Ouro Preto. A exposição faz parte das comemorações culturais do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Com curadoria do presidente da Fundação Cultural de Uberaba, professor Antônio Carlos Marques, de forma simultânea a exposição agrega um retrospecto vivencial da escritora negra Carolina Maria de Jesus, sob o título Mulher, coragem e força: Carolina Maria de Jesus. Lavadeira, catadora de papel, compositora, sambista, poetisa, dramaturga, cantora, atriz circense e raizeira que, ainda jovem, saiu da vizinha cidade de Sacramento para morar em um barraco na favela do Canindé, em São Paulo, onde narrou em diário seu, ‘Quarto de Despejo’, traduzido para o mundo em 14 idiomas.

Para a autora da mostra, o varal é a forma mais simples de democratizar sua arte. “A composição vem em luz, sombra e cores da liberdade, da alegria da dignidade, de fato, apropriada pela etnia. Contudo a pretensão é tocar de forma honesta e sincera o espectador”, explica Ruth Gobbo.

Fotógrafa e jornalista, Ruth Gobbo é conterrânea da escritora Carolina Maria de Jesus. Desde muito cedo esteve ligada as áreas artísticas – dança, teatro, pintura e música, mas foi na fotografia que encontrou sua forma de expressão, onde imprimiu a fusão das vivências artísticas.

O fascínio pela cultura afro a acompanha desde sempre. Seus acervos contam com imagens da América do Sul/ Norte e continente Africano, com respectivas publicações. Há três anos a fotógrafa assentou morada em Uberaba enriquecendo o olhar fotográfico da cidade, através da Fundação Cultural e serviços particulares prestados pelo Ruth Gobbo Studio Photo.

Comunicação PMU/FCU

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar