WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SINE

24/09/2016 - Uberaba tem Dia D da Inclusão ao Portador de Deficiência no mercado de trabalho

O Dia D da Inclusão ao Portador de Deficiência no mercado de trabalho ocorreu na sexta-feira (23) em Uberaba envolvendo o Sistema Nacional de Emprego – SINE Municipal e Estadual, Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – Sedese e o INSS, que promoveram a integração entre pessoas portadoras do PCD – Pessoas com deficiência e as empresas que tem de contratar esses trabalhadores, mas estão em déficit com a legislação.


O Ministério do Trabalho notificou todas as empresas que possuem mais de 200 funcionários, mas que não cumpriram a legislação de contratar o PCD. Com a participação de aproximadamente 150 pessoas, o evento contou com a presença de várias empresas que realizaram entrevistas com candidatos, 30 delas oferecem efetivamente vagas em aberto, entrevistando em torno de 15 candidatos cada uma. Ao todo, foram encaminhados 7 PCD que saíram das entrevistas já para arrumar a documentação e ser contratado.


O evento realizado na Unidade de Atenção ao Idoso – UAI, em Uberaba, é realizado anualmente em várias cidades do Brasil. Uma das empresas presentes chegou a apresentar um mapeamento de toda a sua linha de produção, destacando todas as tarefas que poderiam ser preenchidas por pessoas com deficiência, o que foi muito elogiado pelos participantes do evento.


Durante o evento, um assunto que acabou sendo discutido entre os participantes é o discurso das empresas que dizem ter dificuldades de encontrar PCD para trabalhar. “Existe ainda a discrepância entra a empresa que diz que não acha ninguém para trabalhar, pois os candidatos não querem deixar de receber benefícios do INSS, com o discurso dos próprios portadores de deficiência que destacam que querem sim trabalhar, mas as empresas apenas oferecem cargos simples e com salários baixos”, explica a gestora de projetos da Sedec, Anne Roy Nóbrega.


 Anne aponta que essa falta de entendimento existe muitas vezes pela ausência de confronto entre esses dois mundos, e apontou que eventos como esse onde as duas partes podem se encontrar e dialogar acaba por criar mais oportunidades. “O evento do Dia D é uma iniciativa Federal muito boa, que tem ajudado a diminuir essa distância e tornando o mercado de trabalho mais acessível. Mas é preciso que o esforço conjunto entre empresas e Governo continue durante todo o ano para que essas pessoas possam enxergar cada vez mais oportunidades de trabalho que sejam interessantes apesar de suas deficiências”, afirma.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, destacou que o Sine Municipal é um agente para viabilizar a aproximação desses trabalhadores com as empresas e já realiza durante todo o ano um esforço grande em prol da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho. “Conhecemos pessoas com deficiência que exercem há anos atividades em empresas que são só elogios e o feedback que sempre escutamos em visitas que fazemos em Uberaba é que o PCD exerce suas atividades com muita dedicação e comprometimento”, destaca Gomes.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: SINE



Voltar