WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

31/10/2016 - Brasil vence sul-americano e vai ao mundial do México

O Brasil venceu o Campeonato Sul-Americano de Voleibol Feminino Sub 20 realizado em Uberaba de quarta (26) a domingo (30). Com a vitória o Brasil é o único classificado para o mundial do México, em julho de 2017. A rodada foi de placares previsíveis, menos Brasil x Peru, que vem se constituindo em um clássico continental.

O primeiro jogo teve o Chile como protagonista. Após fazer 8 a 3, provocando o primeiro tempo técnico, mas o Paraguai esboçou uma reação e empatou em 9 a 9. O Chile se recupera e vai para o segundo tempo técnico com 16 a 11 no placar. Com facilidade o Chile venceu o primeiro set por 25 a 20. Para o segundo set o Paraguai resolveu mostrar suas armas e logo de cara forçou o primeiro tempo técnico com o placar em 8 a 2. O Chile começou a reagir, mas o Paraguai chegou ao segundo tempo técnico vencendo por 16 a 12. E no final do set o placar apontava 25 a 19 para o Paraguai. O terceiro set foi marcado por um início muito forte do Paraguai, que abriu 6 a 1 de vantagem, logo de cara e chegando ao tempo técnico com 8 a 2. O Chile deu uma arrancada e conseguiu chegar ao empate em 10 a 10. A partir daí o jogo ficou com uma pequena vantagem chilena que resultou no segundo tempo técnico em 16 a 13 para o Chile. A parada não prejudicou o Chile que venceu o set por 25 a 15, fazendo 2 sets a 1. O quarto set começou com pequena vantagem Chilena que chegou ao primeiro tempo técnico com 8 a 5 no placar. Após a parada o Paraguai começou uma reação e empatou em 9 a 9, mas a reação do Chile não tardou e a equipe andina chegou ao segundo tem técnico com 16 a 12 no placar. Na volta, o Paraguai encostou no placar em 16 a 15, mas o Chile reagiu e venceu o set por 25 a 14 e o jogo por 3 a 1 em 1h43m. As principais pontuadoras foram Bertens (Chile), com 21 pontos e Mereles (Paraguai), com 19.

A ponteira Bertens falou das dificuldades encontradas na partida. "Nós perdermos em muitos momentos a concentração por que a defesa delas foi muito boa, a gente batia, fazia de tudo e a bola voltava, isso nos deixou nervosas, por isso tanta dificuldade", explicou Bertens. 

A segunda partida, entre Argentina e Uruguai começou equilibrada, mas a Argentina conseguiu provocar o primeiro tempo técnico em 8 a 6. Na retomada o placar foi alternando até 12 a 10. Aí a Argentina fez 16 a 10 forçando o segundo tempo técnico e a partir daí a Argentina soltou-se em quadra e fechou o jogo em 25 a 13. O segundo set começou com amplo domínio argentino, tanto que o técnico Gerardo Peralta pediu um tempo quando placar já marcava 6 a 1. Mas a Argentina não parou e forçou o primeiro tempo técnico em 8 a 2. A tônica do jogo continuou sendo a vantagem ampla da Argentina que fez 16 a 7 e forçando o segundo tempo técnico. Aí a Argentina não tomou mais conhecimento do adversário e fechou o segundo set em 25 a 10. O terceiro set foi uma repetição do segundo em seu início. A Argentina fez rapidamente 8 a 2, provocou o primeiro tempo técnico sem muito esforço. O segundo tempo técnico não demorou sair, pois a Argentina fez 16 a 9. A Argentina manteve o pique e venceu o set por 25 a 14 e o jogo por 3 a 0, em 1h10m.

As principais pontuadoras foram Tosi (Argentina), com 14 pontos e Bausero (Uruguai), com 13.

O treinador Caceres Guillermo afirmou que ainda há possibilidade de vencer a competição. "Sim, nós temos chances de ainda vencer, mas não vou torcer pelo Peru, nós tínhamos era de ter vencido o Brasil", concluiu Casares.

Em partida que tem se tornado um clássico continental Brasil e Peru começaram jogando com muito equilíbrio e vários rallys e com jogo tão igual o primeiro tempo técnico foi 8 a 7 para o Brasil. O segundo tempo técnico o Brasil provocou ao fazer 16 a 14, demonstrando o quanto o jogo continuava equilibrado, mas o Brasil conseguiu abrir uma pequena vantagem, mas que foi suficiente para vencer o set por 25 a 19. O segundo set começou como o primeiro, as equipes jogavam até de forma parecida, mas com leve vantagem para o Peru, que chegou à frente por 8 a 5 no primeiro tempo técnico.  O jogou começou a ficar catimbado e o Brasil começou a se perder em quadra, o Chile aproveitou o momento e fez 16 a 9 e provocou o segundo tempo técnico. Os dois técnicos aumentaram as reclamações contra a arbitragem e o Chile que vencia por 17 a 11 foi deixando o Brasil crescer no jogo e o placar e virou em 22 a 21.  Depois foi fácil. Brasil 25 a 22. Para o terceiro set o Brasil começou com mais  vigor e em pouco tempo forçou o primeiro tempo técnico com 8 a 4 no placar. O segundo tempo técnico foi mais apertado, mas o Brasil forçou com o placar marcando 16 a 9. Mas o Brasil consegui fechar o set em 25 a 14 e o jogo em 3 a 0. Em 1h30m.

A ponteira Beatriz do Brasil se disse emocionada. "A alegria e a raça do grupo, pois sofremos muito no ano passado e hoje vencemos e provamos que somos as melhores da América do Sul, mas é fundamental agradecer a toda a comissão técnica e aos dirigentes da Confederação Brasileira de Voleibol, agora vamos ao México", desabafou a atleta.

As maiores pontuadoras foram Glayce (Brasil), com 15 pontos e Leslie (Peru) com 14.

Depois foi feita a premiação das melhores jogadoras por posição, e à melhor jogadora da competição que foi a brasileira Lorrayna. Em seguida foi seguido o protocolo de premiação às três primeiras seleções colocadas com Brasil em primeiro, Argentina, em segundo e Peru em terceiro.

O presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Alberto Medina agradeceu ao público presente. “É gratificante poder trazer competições de alto nível para nossa cidade, mas melhor ainda é trazer cansar bastante e ainda sair sorrindo com uma vitória como essa das meninas de ouro da América do Sul. Uberaba está e enquanto depender de nós estará aberta para recebe-los de braços abertos”, falou emocionado Luiz Medina. 

Aurélio Veloso - (Comunicação-Funel)

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar