WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

13/07/2016 - Construção de escolas nos novos residenciais foi tema de reunião em Brasília

Custeio do Hospital Regional e liberação de recursos para obras na área do Esporte fizeram parte da agenda do prefeito na capital federal

  
A liberação de recursos oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para construção de escolas nos novos conjuntos habitacionais, como por exemplo, Anatê, Marajós e no Rio de Janeiro (que será entregue em breve), foi o tema da reunião do prefeito Paulo Piau, presidente da Cohagra, Marcos Jammal, com a Secretária Nacional de Habitação, Henriqueta Arantes. A comitiva uberabense apresentou a demanda, destacando o custo da administração municipal com o transporte escolar dos alunos destas localidades para escolas em outros bairros, bem como a importância para as famílias de terem a instituição escolar nas proximidades de suas residências, dando mais conforto e comodidade para as crianças. Segundo o Prefeito, a secretária informou que é intenção do governo liberar recursos do FAR em breve, e isto ocorrendo, Uberaba será uma das primeiras contempladas.


O prefeito também esteve no Ministério da Saúde, com o ministro Ricardo Barros, em agenda programada pela Amvale – Associação Microrregional dos Municípios do Vale do Rio Grande. Junto com Piau, o presidente Ademir de Melo, apresentou demandas das cidades da região e do Samu Regional, eles trataram também do custeio do Hospital Regional que irá atender os 27 municípios. O Secretário Municipal de Saúde, Marco Túlio Cury, que também estava presente, informou que amanhã será aprovado e deliberado pelo CIB Estadual, o custeio do HR por parte do governo mineiro. “Com a deliberação do CIB, resta o Governo Federal. Percebemos que o governo está em compasso de espera em relação ao processo de impeachment, mas o Brasil não pode parar e o ministro entendeu nossa preocupação”, destacou o prefeito. 


O custeio do HR é de responsabilidade dos três entes federativos, sendo 50% do Governo Federal, 25% do Governo Estadual e 25% rateado entre os 27 municípios que serão atendidos.


Ainda na reunião foi solicitado o aumento do Teto Mac (Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar) para os contratualizados do município. Foi destacado que o valor já está defasado a um bom tempo e apresentado diversos relatórios, inclusive auditoria do próprio MS que apontava os valores. A solicitação foi para que o MS pague a Uberaba o que é realmente devido em relação aos serviços prestados, ou seja, ao gasto real na saúde.


Também em Brasília, o prefeito esteve com o Ministro dos Esportes, Leonardo Carneiro Monteiro Picciani onde solicitou o atendimento de demandas diversas do setor esportivo, além da liberação de recursos para projetos em andamento na cidade, como o Centro de Treinamento e o Centro de Iniciação Esportiva. Segundo o prefeito, Picciani garantiu apoio do ministério e afirmou também que colocará Uberaba no centro de eventos esportivos nacionais.
 
Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar