WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Parque Tecnológico

09/07/2016 - Prefeitura realiza 1ª reunião do conselho do U+20

A Prefeitura de Uberaba realizou nesta sexta-feira (08) reuniões com diversas instituições, empresas, representantes de classe, universidades, governo e sociedade, que farão parte do conselho preliminar do U+20.  A ideia é que todos os setores possam discutir e indicar propostas para o desenvolvimento da cidade para os próximos 20 anos.


 O conselho deverá pensar como Uberaba estará formada no futuro e então traçar o caminho a ser percorrido para chegar a esse objetivo. O importante da ação é justamente ouvir vários setores, de forma que todos na cidade contribuam para sua construção e desenvolvimento. Essa proposta já existe em outras cidades, no Brasil e fora e tem obtido êxito.


Os exemplos de sucesso estão servindo de base para a construção do U+20 que está sendo adaptado para a realidade de Uberaba. A principal inspiração da proposta é a cidade de Medellín na Colômbia, que já possui um sistema implantado para ouvir as propostas da comunidade que participam das decisões tomadas pelo governo. A ação teve tanto sucesso e trouxe diversos benefícios, ao ponto de ela ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, como uma das cidades mais inovadoras do mundo.


O poder de construir o rumo do desenvolvimento da cidade fica dividido e compartilhado entre os quatro pilares que sustentam a cidade, que são o poder público, as universidades, as empresas e a comunidade. O conselho que se reuniu possui uma formação preliminar e deverá ir se ajustando conforme o interesse de novas instituições em fazer parte e contribuir para esse processo.


A gestão do U+20 ficará a cargo do Parque Tecnológico de Uberaba ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Paralelo as ações do conselho o parque trabalhará para a criação da Plataforma Minha Uberaba, que será um espaço online para divulgação e debate de propostas para a cidade. Será desenvolvida também, com avaliação do conselho, a Carta Uberaba que trará em seu texto a perspectiva de crescimento da cidade e a proposta do U+20.


O conselho trabalhará em cinco grupos temáticos que abordarão propostas focadas na construção de uma Cidade Segura, Cidade Saudável, Cidade Inteligente, que trabalhará inovação e tecnologia, Cidade Acessível que trabalhará a mobilidade e Cidade Produtiva que trabalhará o desenvolvimento econômico.  O próximo passo será a reunião dos membros de cada grupo.


Ao final da reunião o empresário Paulo Bittar destacou a necessidade de se pensar ações que independam de dinheiro público e ressaltou que é preciso que o brasileiro se preocupe mais em participar das decisões que determinarão o desenvolvimento da cidade. O professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Paulo Malaquias, destacou que a formação de um conselho tão representativo que discutirá o futuro da cidade é fundamental. Ele apontou que esse será um passo importante para que as universidades fiquem próximas às empresas e ao poder público, trabalhando diretamente nos assuntos que são de necessidade da comunidade. O empresário Gilberto Resende reforçou que essa é uma iniciativa que tem tudo para dar certo e que é preciso que esse trabalho tenha uma continuidade durante esses 20 anos. Representantes de entidades classistas, empresas, da Supra, do Conselho Afro e dos Pastores de Uberaba, da ONG de Acessibilidade, da Academia de Letras e de arquitetos se pronunciaram durante a reunião apoiando a iniciativa que dará mais poder de participação para a sociedade.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Parque Tecnológico



Voltar