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Gabinete

30/06/2016 - Terminal Integrador Uberaba é inaugurado

Prefeito Paulo Piau destaca a importância do investimento de R$ 230 milhões da VLI, que torna Uberaba um dos grandes polos de logística do Brasil
 

Foi inaugurado nesta quarta-feira (29), o Terminal Integrador Uberaba, com investimento da ordem de R$ 230 milhões e que contou com a participação da Prefeitura de Uberaba na desapropriação da área, bem como em ações junto a Cemig, para agilizar o projeto de energia do local.

Segundo o Prefeito Paulo Piau, o investimento consolida Uberaba como polo logístico, lembrando ainda de outros investimentos feitos no setor, como por exemplo, pela empresa Toniato, Log, entre outros, que estão sendo alinhados pelo governo municipal. Piau lembrou ainda que um dos grandes projetos para o local, e que vai fortalecer o perfil logístico da cidade, será a implantação, nas proximidades, do Aeroporto Internacional de Cargas, que em breve terá novidades.

Em seu discurso, o prefeito destacou o trabalho do presidente da Vale, Murilo Ferreira, como um dos grandes executivos do País, e parabenizou ainda o trabalho feito pela direção da VLI, através do Diretor da VLI, Marcelo Spinelli e do diretor do terminal Fabiano Lorenzi.

Já o presidente da Vale, Murilo Ferreira, lembrou o papel do prefeito no projeto, ao afirmar que Piau “transformou incertezas, em certezas” e lembrou que, “infraestrutura e logística encarece a competitividade, mas que a construção do terminal auxilia significativamente e positivamente nesta questão”.

Informações técnicas (fonte VLI) - Com investimento de R$ 230 milhões, quando totalmente concluído, o TI Uberaba terá capacidade de movimentar anualmente 6,3 milhões de toneladas de grãos e 2,4 milhões de toneladas de açúcar. Ainda terá espaço para armazenar até 120 mil toneladas de grãos e 90 mil toneladas de açúcar.

As cargas, oriundas de grandes produtores agrícolas como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, chegam ao local por meio de transporte rodoviário. Na unidade, é realizada descarga dos caminhões, o armazenamento e o transbordo dos produtos para os trens. Os vagões carregados seguem pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que é controlada pela VLI, até o Porto de Santos. O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), ativo da companhia no litoral paulista, está sendo ampliado para atender operações do corredor voltadas à exportação.

Localizado no km 116 da BR-050 em Uberaba, no Triângulo Mineiro, os galpões de armazenagem e as edificações do terminal compreendem uma área construída de aproximadamente 23 mil metros quadrados. Além disso, 127 mil metros quadrados englobam uma área pavimentada, com vias de acesso, um desvio ferroviário e um estacionamento para carros e caminhões.

Além da importância econômica de uma maneira geral, a construção do novo terminal teve por consequência ganhos para a economia da região de Uberaba. Foram mais de 1.000 empregos durante a construção e a expectativa de criar 300 postos de trabalho, entre próprios e terceiros, com a conclusão total das obras.

Estrutura - O TI Uberaba segue o modelo dos terminais multimodais implantados pela VLI em outras regiões do Brasil. As unidades funcionam como polos concentradores de carga, aumentando a agilidade do escoamento de produtos pela ferrovia até o porto. O projeto contempla uma pera ferroviária interligada à FCA, um dispositivo moderno em formato circular que possibilita o transbordo da carga sem necessidade de desmembrar o trem. Possui ainda duas tulhas ferroviárias para dois vagões, permitindo o carregamento de dois trens simultaneamente, além de um prédio para classificação dos grãos, cinco balanças rodoviárias, uma balança ferroviária dinâmica, 14 balanças de batelada para carregamento automático de grãos e outras 14 para o carregamento de açúcar. Com equipamentos de alta tecnologia e automatização do controle da estrutura, o TI Uberaba conta com um sistema diferenciado de prevenção e combate a incêndio.

Esses sistemas integrados permitirão o carregamento de trens com até 80 vagões no terminal. Será possível liberar cinco composições por dia para o transporte de grãos e outras duas com açúcar.

Rota agrícola e crescimento - A implantação do TI Uberaba visa atender à demanda crescente de exportação de grãos no país. O posicionamento geográfico do empreendimento favorece o fluxo constante dos produtos pela ferrovia, o que colabora para a redução dos gargalos logísticos no transporte de cargas. A unidade integrará o Corredor Centro-Sudeste, que concentra investimentos na ordem de R$ 4 bilhões até o fim de 2017.

Os aportes incluem ainda o terminal integrador em Guará (SP), inaugurado em abril de 2015; a ampliação do Tiplam, com previsão de inauguração em 2017; a remodelação da FCA e a compra de material rodante. Com a conclusão de todas as obras e estabilização dos ativos, o sistema do Corredor Centro-Sudeste movimentará por trens o equivalente a aproximadamente 1.500 caminhões por dia.

 

Secom/PMU

 
 
 

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