WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

11/11/2009 - Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Aconteceu na Biblioteca a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de 22 a 29/10/09

        

No dia 23/10 tivemos no total a presença de 300, alunos de diversas escolas do município: E.M. Frei Eugênio, E.E. Castelo Branco E.E. João Pinheiro, Colégio Projeto, E.M. Adolfo Bezerra de Menezes, Colégio Paulo Freire e Educandário Menino Jesus de Praga. As crianças participaram de atividades, tais como: apresentação de DVD Institucional Informativo da Biblioteca na sala de multimeios, visita orientada a I FEIRA REGIONAL DO LIVRO EM UBERABA e a EXPOSIÇÃO BIOBIBLIOGRÁFICA DOS ESCRITORES UBERABENSES. Participaram de Encontro com os Escritores convidados: Thomaz Ulhôa Prata (Padre Prata), Teresinha Cahuí de Oliveira, Carlos Pedroso, Paulo Fernando da Silveira, e Thiago de Mello de Andrade que falaram de suas obras, além de responderam às perguntas dos estudantes.
No setor Infanto –Juvenil houve a apresentação do Livro Mel, a abelha, da escritora uberabense Maria Abadia Enes Lombardi.
Na Sala da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, um momento singular do Projeto Leituras e Vivências – o grupo de idosos da Biblioteca, num encontro emocionado com a escritora uberabense “Magda Vilas-Boas”, realizando dinâmicas e vivências (Relaxa-dança) baseadas no livro: Terceira idade: uma experiência de amor: terapia corporal para idosos, de sua autoria.
 O evento contou com a participação especial do grupo de idosos da LBV – Legião da Boa Vontade, entidade importante parceira da Biblioteca já há dois anos. Foi verdadeiramente uma FESTA LITERÁRIA.

À noite, às 19h tivemos a Abertura Oficial da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e Lançamento do Livro “Coletânea Biográfica de Escritores Uberabenses” organizado pela bibliotecária Sônia Maria Paolinelli com a presença do Secretário Municipal de Educação Marcos Juliano Bordon (também representando o Prefeito Anderson Adauto) e o comparecimento de escritores e familiares. Anotamos as presenças de 75% dos Escritores Uberabenses citados no livro “Coletânea Biográfica dos Escritores Uberabenses”.
A cerimônia contou com Apresentação Cultural - Contação de História por Cleide Regina Oliveira, discursos oficiais das autoridades presentes e da Diretora da Biblioteca Viviane Cataldi de Almeida que anunciou a vinda do Escritório de Direitos Autorais para Uberaba e finalizando os pronunciamentos o Secretário Municipal de Educação e Cultura Marcos Juliano Bordon.
Em seguida o escritor uberabense Paulo Fernando Silveira lançou o seu livro Assassinato em Jaguará para toda à comunidade presente.
O ponto alto da noite foi o lançamento do livro “Coletânea Biográfica dos Escritores Uberabenses”, de autoria da Bibliotecária Sônia Maria Rezende Paolinelli.
Sônia, no momento de seu discursou, projetou um Vídeo Biobibliográfico dos Escritores Uberabenses, citando toda a trajetória da organização da obra além de fazer agradecimentos aos parceiros: FAZU, RCG TV BAND NASMAM, Rádio JM 630, Alternativa Cultural, Secretaria de Educação e Cultura, Câmara Municipal de Uberaba. Agradeceu também o empenho de amigos e familiares.
O encerramento da noite foi de homenagens feitas à Sônia e a entrega de Premiação dos “Leitores do Ano 2009” categorias: Infantil, Juvenil, Adulto e idoso.


O dia 26/10 de manhã foi marcado por uma Programação de Motivação Profissional, para os Servidores da Biblioteca, com a palestra “Ética profissional e Relações Interpessoais”, proferida por Sheilla Parreira, Professora do Curso de Secretariado Executivo Bilíngüe das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU).

Foi realizado no dia 27/10 – 3ª feira – 9h – mais uma atividade do Projeto Leituras e Vivências: II Encontro Intergeracional na Biblioteca
Era uma vez... Na Biblioteca: Contos e cantos que encantam - Escritor uberabense no meio da gente”.
O II Encontro intergeracional promoveu a integração de:
- 40 alunos da 6° ano da Escola Estadual Presidente João Pinheiro,
- 12 idosos do Projeto Leituras e Vivências
- 23 idosos do Grupo convidado do município de Pirajuba.

No encontro os participantes cantaram diversas músicas acompanhadas do violão da facilitadora do Projeto com idosos a Pedagoga Sueli da Biblioteca.
Em seguida ouviram exposição de contos dos escritores Arahilda Gomes Alves e Thomaz de Aquino Prata (Padre Prata), que falaram sobre suas experiências de vida e como escritores.
Arahilda realizou dinâmica de leitura, envolvendo músicas, poesias promovendo uma verdadeira interação do grupo.
Os idosos também interagiram com as crianças contando “causos” e apresentando cantigas.

Ainda no dia 27/10/09 aconteceu o Bibliotur no Salão Multimeios com a participação de 14 crianças da E.E.América (Tempo Integral). No projeto foram apresentados o Vídeo Institucional Informativo da Biblioteca e o Rap, os filmes “Na roça, é diferente” e “Chico Bento vai ao Shopping”. Houve ainda, a visita monitora pela servidora Luciane e um momento de

leitura no Setor Infanto-Juvenil, oportunizando as crianças contato e leitura de livros e gibis.
 
Em 28/10 tivemos no – SETOR INFANTO-JUVENIL Encontro com crianças de 0 a 5 anos do Educandário Menino Jesus de Praga.
Na oportunidade foi realizada a hora do conto com dinamização do acervo de “livros brinquedos”.

E encerrando a Programação da Semana, o dia 29/10 foi marcado pela presença de Vânia Maria Resende coordenadora do Projeto Leia e Passe Adiante. Vânia realizou uma palestra para os alunos da Escola Estadual Presidente João Pinheiro sobre Gêneros Textuais durante a manhã.

À noite do dia 29/10 na SALA DE MULTIMEIOS às 18h30 realizou-se a atividade “Convite à Leitura de Vestibular”, que consiste num debate sobre o Livro “Dom Casmurro”, de Joaquim Maria Machado de Assis, coordenado pelo Prof. Antônio Bernardes Neto, do Curso de Letras das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) e Colégio Objetivo.

A cerimônia do lançamento do livro do escritor uberabense João Eurípedes Sabino: “Perfis Especiais”, iniciou-se às 20h com “Apresentação Cultural” dos alunos do Centro Avançado Pacaembu, Prof.° Madureira, declamando os Estatutos do Homem de Thiago de Mello.
Logo em seguida ouvimos o discurso de João Eurípedes elucidando-nos sobre o livro, agradecendo as presenças de amigos e familiares e homenageando especialmente o jornalista já falecido, Ataliba Guarita Neto. Na homenagem ouvimos trechos da “Crônica ao meio dia”, a música “Naquela Mesa” e o testemunho de amigos e companheiros dos jornais: Lavoura e Comércio e da manhã. A filha de Netinho Dulce Guarita e seu esposo agradeceram a todos e especialmente ao João Eurípedes pela homenagem póstuma. Após, Viviane Cataldi, Diretora da Biblioteca encerrou a noite convidando a todos para o momento de autógrafos e o coquetel, oferecido pelo escritor.

 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar