WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

15/06/2016 - Projeto da Via Junior para ateliê de Zé Floresta é apresentado ao Prefeito

O Prefeito Paulo Piau recebeu na terça-feira (14) em seu gabinete o empresário José Roberto Martins conhecido como Zé Floresta que tem o ofício de Luthier, que é o profissional especializado na construção e no reparo de instrumentos de cordas beliscadas, como viola e violão. Na reunião, a empresa Junior da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Via Junior, apresentou o projeto arquitetônico de um ateliê e de uma sala de aula a ser construído em terreno ao lado da casa do músico.

 
A iniciativa teve início com uma conversa entre Piau e o Zé Floresta, durante uma visita do prefeito ao bairro do músico. Assim que conheceu a história do luthier que também dá aulas em um pequeno espaço que tem em sua casa, em meio aos instrumentos e madeiras, Paulo Piau acionou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para que fizesse uma visita ao micro empreendedor para conhecer sua situação e estudar o que poderia ser feito para ajudar Zé Floresta.  
 
O secretário da pasta, José Renato Gomes explica que quando foram conhecer a necessidade de Zé Floresta, ele explicou quanto a existência do terreno ao lado de sua casa e a vontade de construir uma área que abrigasse tanto um ateliê para construção dos instrumentos, quanto uma sala de aula para atender melhor aos meninos do bairro que se interessam em aprender a tocar viola ou violão.
 
“É importante destacar que para a Sedec e o Prefeito, não importa o tamanho da empresa, mas sim a vontade de crescer. Vimos as necessidades do Zé Floresta e fizemos uma parceria com as empresas juniores da UFTM, que fez o estudo e montou o projeto, agora em um trabalho conjunto tentaremos conseguir viabilizar a construção da escola junto a iniciativa privada.Essa é mais uma iniciativa que demonstra que não damos atenção apenas para grandes investimentos, como atendemos também o micro empresário, que tem vontade de crescer”, explica Gomes.
 
José Roberto aprovou o projeto apresentado pela Via Junior e destacou que utilizará o espaço para dar aulas e trabalhar, oficio que passará a acontecer em um local muito mais aconchegante. “Tem pouco tempo que conheço o pessoal da UFTM que tem feito um trabalho muito bom, os alunos são muito atenciosos. Agradeço a todos que estão me apoiando e ao principalmente ao prefeito que acreditou no meu trabalho”, aponta Zé Floresta.
 
Atualmente o luthier dá aulas para uma média de 16 alunos, um número que poderá ser muito maior quando as salas de aula mais adequadas forem construídas.  
 
O trabalho da empresa Junior, desenvolvida por alunos da Engenharia Civil, é um trabalho multidisciplinar que conta com a orientação da professora Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves, que é arquiteta e do professor Mauro Cesar Barbosa que é Engenheiro Civil. Alessandra destaca que a parceria firmada é interessante, pois consegue unir o ensino com a prática na comunidade, onde os alunos tem a oportunidade de desenvolver o projeto e vivenciar como será a prática depois que saírem da Universidade.
 
“A empresa Junior da engenharia civil da universidade desenvolveu o projeto a pedido do Centri que é a união das empresas juniores. Os alunos primeiro conheceram a história do José Floresta, analisaram o espaço e as necessidades do cliente e determinaram os alunos que poderiam desenvolver o projeto arquitetônico que foi apresentado”, explica Alessandra.
 
A arquiteta explica ainda que a empresa Junior já trabalha no desenvolvimento de projetos para a comunidade externa, mas que esse é o primeiro projeto desenvolvido a pedido da Prefeitura e que trouxe o personagem do Zé Floresta.
 
O próximo passo agora será fazer um levantamento dos materiais de construção que foram doados ao músico para determinar o que falta para a execução do projeto. Depois será buscar junto a iniciativa privada e a população, investimentos e doações para poder ser iniciado a execução do projeto.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar