WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

11/11/2009 - Prefeitura promove a IX Gincana dos Diabéticos de Uberaba

O projeto “Atividades Físico-recreativas para Diabéticos”, ao comemorar o seu 16º aniversário, realizará a IX GIDIUBE – Gincana dos Diabéticos de Uberaba. A gincana tem o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Secretaria de Esporte e Lazer e da UAI, Curso de Medicina da UNIUBE – Universidade de Uberaba e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus de Uberaba.

O evento acontecerá no dia 13 de novembro, na UAI – Unidade de Atenção ao Idoso, no período das 13h às 18h, em comemoração ao Dia Mundial do Diabético, quando será desenvolvido o tema sugerido pela Sociedade Brasileira de Diabetes que é: “Diabetes: Educar para Prevenir”. “A gincana será proposta por entendermos que a atividade físico-recreativa quando praticada regularmente de forma moderada e prazerosa contribui para o fortalecimento harmonioso do corpo, permitindo o pleno funcionamento e utilização dos músculos, tendões, ossos e articulações”, explica Rodolfo Cecílio, secretário de Esporte e Lazer.

O diabético ao usufruir das atividades orientadas, obtém as seguintes vantagens: queima de glicose pelos músculos, melhorando o controle diário do diabetes; aumento do número de receptores e sua capacidade de ligação com a insulina diminuindo assim a resistência da ação da insulina; permite a ingestão de mais calorias aos bem controlados e com peso normal; reduz os fatores de risco cardiovasculares; aumenta o fluxo de sangue muscular e a circulação nos membros inferiores, principalmente pés, prevenindo assim os efeitos da arteriosclerose; reduz a quantidade diária de insulina; contribui na redução do colesterol e triglicídeos no sangue; colabora na redução da pressão arterial; manutenção da massa magra (músculo); melhora a disposição geral e a sensação de bem-estar; alívio das tensões cotidianas e controle da ansiedade, reduz a perda de massa óssea (osteoporose), atuando como fator mecânico de reconstrução óssea; nos obesos, colabora na redução do peso.

Além de atividades físicas o evento terá palestras, vídeos educativos, música ao vivo, testes de glicemia capilar e orientações a respeito do diabetes. Podem participar da gincana todos os diabéticos interessados.

Aurélio Veloso

Departamento de Comunicação

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar