WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

SINE

14/04/2016 - Sine Municipal de Uberaba é o segundo melhor no Estado e o 13º do Brasil

O 1º Encontro dos Agentes do Sine (Sistema Nacional de Empregos) realizado em Brasília na última semana apresentou o desempenho de todos os Sines do Brasil em índices por região, estado e município. Em Minas Gerais, o Sine Municipal de Uberaba ficou em 2º lugar em número de trabalhadores colocados no mercado de trabalho, ficando embaixo apenas de Belo Horizonte.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, explica que os dados são referentes à porcentagem de pessoas que foram contratadas no município que passaram pelo Sine municipal. “Quando o sistema é eficiente, as pessoas o buscam para conseguir emprego, assim como as empresas colocam suas vagas disponíveis através do Sine Uberaba, de forma que os contratados na cidade passem pelo sistema”, aponta.  


Gomes destaca que a preocupação do prefeito, quando assumiu a atual administração foi de fazer do Sine Municipal um local que promovesse emprego. “Foram feitas alterações em sua administração, além de um intenso trabalho junto às empresas para que elas contratassem por meio dessa ferramenta que é disponibilizada pela prefeitura, para ajudar”, reitera.


Um trabalho importante para fortalecer o Sine municipal foi a decisão do prefeito Paulo Piau em determinar que todos os currículos que estivessem em gavetas nas secretarias fossem direcionados para o Sine. Além de que as empresas da cidade foram acionadas pela prefeitura para que também encaminhassem seus currículos. Um trabalho que hoje faz do Sine o melhor banco de currículos da cidade. Desta forma, a empresa que se instala em Uberaba consegue acesso ao funcionário que ela precisa.


A gestora do Sine Uberaba, Vanessa Saud, destaca que existem metas do Ministério do Trabalho a serem cumpridas por todos os Sines e que quando não se cumprem essas metas o município perde 25% do repasse que é enviado. “É importante frisar que, na gestão de governo Piau nunca tivemos quedas de repasse do Ministério do Trabalho. Estamos cumprindo todas as metas e trabalhando para que não percamos esse dinheiro. Estamos tão empenhados que, em outubro do ano passado, nós cumprimos com a meta estabelecida para ser cumprida até fevereiro”, afirma Saud.


De acordo com a gestora do convênio do Sine Uberaba, Maria Luisa Carvalho Dantas, a cidade tem uma média de desempenho acima de 4%, o que é maior que a média nacional dos Sines que hoje está em 3%. O trabalho do Sine agora será de aumentar cada vez mais esse índice e obter um aproveitamento maior do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.


O estudo apresentado analisou resultados de outubro de 2015 a março de 2016. Outra meta da instituição é a de recolocar no mercado de trabalho o trabalhador que procura o Sine para dar entrada no seguro desemprego.  Na classificação Estadual, Uberaba empatou com Belo Horizonte na quantidade de trabalhadores assegurados que foram recolocados no mercado, ficando em 13º lugar contando todos os Sines Municipais do território brasileiro.


“Se compararmos quantos habitantes tem nas duas cidades, pode-se dizer facilmente que, proporcionalmente, Uberaba está melhor do que BH. Até porque a capital tem quatro Sines municipais enquanto que Uberaba tem apenas um”, enfatiza Dantas.


Durante o encontro foi apresentado o balanço do último ano e foi feita uma apresentação de metas e distribuição orçamentária para 2016. Foram discutidas ainda as novas regras dos procedimentos dos convênios.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: SINE



Voltar