WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

13/04/2016 - Biblioteca Municipal convida para a palestra “Os Confins de Mário Palmério”

Seguindo o mês de comemoração dos 107 anos da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, na próxima quarta-feira (13) será realizada a palestra “Os Confins de Mário Palmério – história e literatura regional”, ministrada pela historiadora, professora, Maria Aura Marques Aidar. A palestra, com entrada gratuita, começa 19h30 e tem como objetivo oferecer aos uberabenses a oportunidade de conhecer e rememorar a importância histórica da obra literária de Mário Palmério, lembrando a passagem do centenário de nascimento do escritor.


Mário de Ascenção Palmério (1916-1996) foi educador, político e romancista. Deu os primeiros passos para a transformação do Triângulo Mineiro em um polo universitário em 1947, quando fundou a Faculdade de Odontologia em Uberaba. Em 1950, fundou a Faculdade de Direito, em 1953, a Faculdade de Medicina e, em 1956, a Escola de Engenharia. Já em 1987, tornou-se diretor das Faculdades Integradas de Uberaba (Fiube) que, em 1988, tornou-se Universidade de Uberaba (Uniube).


Deputado federal por três mandatos, com atuação na Comissão de Educação e Cultura, no governo João Goulart, exerceu o cargo de embaixador do Brasil no Paraguai. Seu primeiro romance, “Vila dos Confins” foi publicado em 1956 e, dez anos depois, publica-se “Chapadão do Bugre” - duas obras de referência da literatura brasileira regional.  Em 1968 assumiu a cadeira nº 2 na Academia Brasileira de Letras, sucedendo Guimarães Rosa.


A palestrante, professora, historiadora Maria Aura Marques Aidar é doutora e mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Sua palestra fundamenta-se em sua pesquisa de mestrado e focaliza a relação entre história e literatura a partir das obras desse escritor.


A programação cultural especial de aniversário da Biblioteca continuará até o final do mês. No dia 19, o público confere a palestra Biblioteca, leitura e saúde, com o médico Bernardo NoratBeghini; até o dia 25, acontece o “Biblioteca vai onde o povo está”, com visitas da equipe de servidores da Superintendência de Bibliotecas/FCU a entidades de classe, associações, empresas, secretarias da Prefeitura de Uberaba e escolas municipais e estaduais, com o objetivo de divulgar os serviços prestados à comunidade; o “Bibliotur”,  apresentação de todos os recursos que o espaço que a Biblioteca Pública Municipal oferece para grupos de visitantes, vai até o dia 28. E, encerrando a programação, no dia 30, o evento “A Biblioteca é sua” movimenta a Praça Rui Barbosa com oficinas de expressão, leitura e contação de história, das 8h às 12h. Todas as atividades são gratuitas.
 
Drica Miotto – estagiária de Jornalismo
Comunicação PMU/FCU/Superintendência de Bibliotecas

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar