WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

09/04/2016 - Inauguração do Setor de Acervos Especiais marca os 107 anos da Biblioteca Bernardo Guimarães

Muito concorrida a inauguração do Setor de Acervos Especiais da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, na manhã desta sexta-feira, 8. O evento contou com a presença do religioso, escritor, professor e acadêmico da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, padre Thomaz de Aquino Prata, mais conhecido como padre Prata.

O setor terá espaço dedicado às obras doadas pelo padre Prata, pela historiadora Maria Antonieta Borges Lopes, além de espaço dedicado exclusivamente ao acervo de escritores de Uberaba.

Nesta sexta-feira foi oficializada a doação de obras pertencentes ao padre Prata. Ele doou 308 livros para a biblioteca e se emocionou ao falar.  Padre Prata lembrou que a superintendente das Bibliotecas o procurou e sugeriu que doasse livros para a biblioteca e achou a ideia brilhante. “Estou doando um terço dos meus livros, isso porque já tinha feito doações anteriores, para a biblioteca do Seminário de Uberaba e para o padre Antonio Fontes. Doei com prazer e agradeço o carinho que a Ivanilda teve comigo”, disse.

Ele lembra que gosta de ler desde seus 5 anos de idade, quando já lia e escrevia, sempre com muito gosto pela leitura. Conta que o primeiro livro que ganhou, de seu pai, foi “O anão narigudo”, que guardou com carinho até recentemente, até a obra sumir. Destaca que Uberaba possui grandes escritores, muitos deles no anonimato.

Dentre as obras doadas estão os originais de toda a sua produção escrita em 15 encadernações, além das primeiras edições de seus livros publicados. Entre as raridades de seu acervo, encontram-se os livros Catena Aurea In quartourevangelia, de Santo ThomaeAquinatis - volumenprimium, e volumem segundum, da Editora Taurini (Italia) de 1820, além da coleção Melhoramentos, obras de Júlio Verne.

Além de contar sua história estreita com a leitura, deu uma verdadeira aula mostrando como chegar aos 93 anos, com saúde. Diz que o segredo é a boa alimentação.

A presidente da Fundação Cultural, Sumayra Oliveira, destacou que a saída para qualquer crise é a cultura, porque exige mudanças de atitudes. “Desde quando a mudança precisa de dinheiro, precisamos, sim, é de uma revolução cultural. Entre todos os eventos que acontecem em Uberaba hoje, sem dúvida o mais importante e a inauguração do setor de Acervos Especiais, que reúne acervos de pessoas que deram suas vidas por coisas superiores. Uberaba é uma cidade da cultura e prova é que hoje comemoramos os 107 anos da fundação da biblioteca. São pessoas que participaram de mudanças, transformando as vidas, como padre Prata, Maria Antonieta, Ivanilda Barbosa, Silvana Elias, Dedê Prais, dentre outros tantos nomes. Hoje estamos aqui em uma ação maior”, afirmou Sumayra Oliveira.

Já a primeira dama, Heloísa Piau, que representava o prefeito, disse que ficou pesarosa por o Paulo Piau não ter podido ir, por ter outro compromisso, porque iria resgatar a energia positiva do local. Destacou a importância de a superintendência ter bibliotecas nos bairros. E afirmou que nesta época de crise, sabe que o bem vencerá, porque esta Administração sempre busca o bem.

A superintendente Ivanilda Barbosa destacou a importância de políticas públicas e clamou aos governantes para darem importância ao livro e à leitura. Agradeceu a toda a sua equipe pelo trabalho realizado e lembrou que é com alegria que inicia os 107 anos da biblioteca.

A inauguração do setor faz parte das comemorações dos 107 anos da fundação da biblioteca, que prossegue durante todo o mês de abril.

Comunicação FCU

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar