WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

08/04/2016 - Biblioteca Municipal inaugura Setor de Acervos Especiais no aniversário de 107 anos

A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães completa, nessa sexta-feira (8), 107 anos de existência trazendo novidades aos frequentadores e a todo o público uberabense. A inauguração oficial do Setor de Acervos Especiais será a partir das 9h30 no Salão de Acervos, no piso 1. A Biblioteca fica localizada na rua Alaor Prata, 317.
 
A cerimônia de inauguração, aberta ao público, presta homenagem ao padre Thomaz de Aquino Prata, que é um dos membros fundadores da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, ocupando a Cadeira nº 4, e já publicou vários livros de crônicas e assuntos gerais. Ele fez a doação de 308 exemplares de seu acervo pessoal, que estarão disponíveis ao público no novo setor.
 
Entre eles, constam os originais de toda a sua produção escrita em 15 encadernações, além das primeiras edições de seus livros publicados. Entre as raridades de seu acervo, encontram-se os livros Catena Aurea In quartourevangelia, de Santo ThomaeAquinatis - volumenprimium, e volumem segundum, da Editora Taurini (Italia) de 1820.
 
Além dos livros doados por Padre Prata, o Setor de Acervos Especiais ainda contará com um espaço dedicado exclusivamente ao acervo de escritores de Uberaba. Vale destacar que todos os exemplares do acervo especial ficarão à disposição para que os leitores possam lê-los, massomente nas dependências da Biblioteca, portanto não estarão disponíveis para empréstimos domiciliares.
 
Programação especial
Além da inauguração do Setor de Acervos Especiais, a Biblioteca preparou uma programação especial de aniversário para todo o mês de abril.
 
As atividades começaram na segunda-feira (4) com o início do Bibliotur, visita guiada que apresentará todos os recursos que o espaço oferece para grupos de visitantes até o dia 28 de abril. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (34) 3332-1900 para realizar agendamento.
 
Outra ação será a “Biblioteca vai onde o povo está”: até o dia 20, serão realizadas visitas da equipe de servidores da Superintendência de Bibliotecas/FCU a entidades de classe, associações, empresas, secretarias da Prefeitura de Uberaba, universidades e escolas municipais e estaduais, com o objetivo de divulgar os serviços prestados à comunidade.
 
A programação segue no sábado (9) com o Jardim de Histórias, a partir das 10h no jardim da Biblioteca, e no mesmo dia acontece a homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles na Sessão Cinema e Literatura, apresentando às 14h.
 
Já no dia 13 de abril, o público poderá conferir a palestra “Os Confins de Mário Palmério - história e literatura regional”, com a historiadora e professora Maria Aura Marques Aidar, às 19h30. No dia 19,  a palestra é “Biblioteca, leitura e saúde”, com o diretor da Nova Acrópole Uberaba, Bernardo NoratBeghini.  O início é às 19h30.
 
A programação se encerra no dia 30 com o especial “Leitura na praça: a Biblioteca é sua”, com livros, leitura e oficinas de expressão na praça Rui Barbosa, das 8h às 12h. Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas. A Biblioteca Municipal fica na rua Alaor Prata 317 – Centro.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Comunicação PMU/FCU 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar