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Gabinete

09/03/2016 - Liberado recurso para obra do viaduto da Padre Eddie Bernardes

O Ministério da Fazenda informou esta semana, ao prefeito Paulo Piau a liberação de recursos da ordem R$ 2,5 milhões para a construção do viaduto sobre a linha férrea no prolongamento da Avenida Padre Eddie Bernardes, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG. A obra é reivindicada pela comunidade a mais de 20 anos e que irá atender mais de 100 mil habitantes. “Mais um tabu quebrado. Sabíamos da importância desta obra para a comunidade e também para mobilidade urbana de toda a cidade. Com certeza é uma grande conquista para todos os uberabenses”, afirmou Piau.


A empresa vencedora da licitação, cuja homologação foi publicada no Porta-voz do dia 03 de fevereiro, é a M3 Engenharia Construções e Comércio, que apresentou uma proposta de preço de R$ 2.188.219,74, valor inferior ao estimado na licitação que era de R$ 2.929.726,17. Mediante a liberação dos recursos, a prefeitura agora deverá, conforme explica o Secretario de Projetos e Parcerias, Glauber Faquineli organizar a documentação para a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito, que deve ocorrer nas próximas semanas.


Projeto - O viaduto ligando o Bairro de Lourdes ao Costa Teles também irá beneficiar os bairros Maringá, Manoel Mendes, Elza Amuí II, José Barbosa, Maringa III, Jardim Califórnia, Princesa do Sertão, Jardim Manhattan, Parque do Mirante, entre outros. E ainda a população do Residencial 2000, Jardim Anatê e adjacências que poderão utilizar o viaduto para chegar com mais facilidade ao centro da cidade.


Conforme já previsto no projeto executivo e arquitetônico do viaduto, o trânsito da ferrovia não será paralisado pela obra, cuja superestrutura do viaduto será executada com vigas pré-moldadas de concreto protendido. O projeto foi encaminhado a FCA haja vista que a obra será realizada em faixa de domínio da empresa, sob a linha férrea.  A obra é composta de um viaduto com largura de 24 metros, compatível com 4 faixas de tráfego, passeio e ciclovia, composto por nove vigas protendidas de seção “T” com entre eixos dos apoios de 26 metros, conformando o tabuleiro de 27 m de comprimento.


Para as fundações foram previstas estacas raiz de 40 cm de diâmetro, armadas em todo o comprimento. A travessa de fundação apoia-se sobre as estacas e sustenta a cortina e as alas responsáveis por compatibilizar o aterro para finalização do greide. Os projetos arquitetônicos, estruturais e complementares para a execução da obra serão fornecidos pela Prefeitura de Uberaba.


O contrato terá vigência de 12 meses contados a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado. O prazo para execução dos serviços será de até 04 meses prorrogáveis contados a partir da data de emissão da Ordem de Serviço, a ser assinada pelo prefeito Paulo Piau. Todas as etapas da obra deverão ser comunicadas à Ferrovia Centro Atlântica – FCA.

Comunicação PMU

 
 
 

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