WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

26/02/2016 - Reunião da FMP discute papel de prefeitos mediante a crise econômica

Paulo Piau conclama prefeitos para adotarem estratégias que garantam a manutenção dos serviços essenciais para a população durante período de retração econômica

 

O presidente da Frente Mineira de Prefeitos - FMP, Paulo Piau, Chefe do Executivo uberabense, defendeu hoje (25), em Belo Horizonte, a discussão e adoção de estratégias que minimizem o impacto negativo nos municípios, devido a grave retração econômica do Brasil. A Frente Mineira de Prefeitos congrega os prefeitos das cidades polo e tem como objetivo propiciar a estes prefeitos uma visão da política de todo o Estado. Esta foi o 109º encontro e contou com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso e da Fazenda, José Afonso Bicalho. De acordo com o prefeito, a participação de Altamir teve como foco a movimentação econômica, com vista a aumentar a receita dos municípios e a de Bicalho, foi a de explicar a relação entre estado e município no que tange aos impostos do estado, para que as prefeituras tenham uma visão melhor de como será o ano de 2016.

“Nosso grande desafio é fechar as contas dos municípios, já que estamos no último ano do governo e, principalmente, enfrentando uma crise econômica grave. Mas isso não pode ser barreira, nós temos que encontrar caminhos e soluções, diminuir custos para aumentar a receita, para que possamos viabilizar as atividades essenciais dos nossos municípios, ter os meninos na escola, ter os postos de saúde atendendo, e claro, atender as pessoas que estão em desajustes sociais”, destacou Paulo Piau, afirmando ainda que este será o desafio dos prefeitos, até o que o Brasil possa encontrar o caminho de retomada do crescimento.

O secretário estadual Altamir Rôso avaliou que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas prefeituras é a redução expressiva da arrecadação e que por isso é preciso encontrar soluções para que este momento seja superado. Ele afirmou ainda que a solução para esse momento é trabalhar cada vez mais pela implantação de novas empresas; para que o emprego industrial seja valorizado, já que este é um setor empregador de qualidade. Garantiu também que a secretaria quer dar condições para que os municípios estejam propícios para a melhoria da arrecadação e do aumento de investimentos.

“É inegável que passamos por momentos difíceis, e nesta situação toda ação coletiva tem um valor maior, e isso tem sido feito na Frente Mineira dos Prefeitos, conduzida pelo prefeito Paulo Piau, uma pessoa da maior experiência como deputado, como prefeito, e que pode colaborar de uma forma muito forte na condução dessas dificuldades que todas as prefeituras têm enfrentado, e que não são poucas. Temos a certeza de que, todos reunidos, compartilhando os problemas e as possíveis soluções, conseguiremos superar essa crise de uma forma muito mais assertiva”, afirmou Rosô.

O prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Márcio Lacerda, também participou da reunião e destacou a importância da entidade estadual e as dificuldades vivenciadas pelos prefeitos. “São situações de queda de arrecadação e restrições orçamentárias, não só da crise econômica, mas também das dificuldades dos governos federal e estadual de cumprir suas obrigações. Uma situação grave para todos os prefeitos e nesse momento o papel do presidente da Frente, Paulo Piau, se torna ainda mais decisivo. Estamos discutindo aqui questões relevantes da saúde, da educação, da limpeza urbana, da assistência social, e como conseguir realizar mais com menos, cortando despesas e buscando realizar novas receitas, sem penalizar o cidadão, o que não está fácil. Daí, a importância deste trabalho”, afirmou.

Piau afirmou que apesar do momento difícil da economia, é necessária a adoção de atitudes corajosas, para que o cidadão, o coletivo não seja prejudicado, e sim ao contrário, que ele possa ser beneficiado e siga nas suas atividades. Ele lembra ainda que as cidades polos recebem a região inteira, seja no tratamento à saúde em sua complexidade, seja na universidade, na oportunidade de estudo ou no comércio especializado. E que por isso, as discussões conduzidas pela FMP, podem refletir nos pequenos e médios municípios.

“A solução encontrada para as cidades polo serve de lição para encontrar um objetivo para todos os municípios, encontrar caminhos, novos investimentos, geração de novos empregos, e claro, a organização da administração. Esse é o papel da Frente Mineira de Prefeitos, um fórum de grandes debates. Com certeza cada prefeito sai daqui munido de informações importantes para a tomada de decisões, para que os municípios possam encontrar o seu caminho do desenvolvimento, mediante o cenário atual”, finalizou.

 

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar